A Prefeitura de São Paulo, em um dos vídeos da melhor campanha do ciclista já vista até hoje nesse país, afirma que o ciclista deve ocupar o meio da faixa de rolamento para sua própria segurança.
O vídeo começa com Silvia Ballan, ciclista há 20 anos e blogueira do site Bike é Legal, dizendo: ”Motorista, bicicleta é um veículo como qualquer outro, também tem que andar no meio da faixa”. Em outro trecho do vídeo, o ciclista Leandro Ishibashi diz: “Ciclista não deve pedalar no meio-fio ou na lateral da pista. Isso inclusive, é perigoso.”
Irineu Gnecco, Diretor de Planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego do município de São Paulo (CET), já havia afirmado em 2011 ao programa Custe o Que Custar (CQC), que o ciclista deve ocupar a faixa ao utilizar a via, para aumentar sua segurança. “É importante que o ciclista ocupe a faixa, não fique espremido entre a calçada (a guia) e o ônibus.” disse o diretor da CET.
Veja o vídeo da Prefeitura de São Paulo:
No Espírito Santo
Enquanto a administração paulistana constrói uma campanha baseada em evidências (clique aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), a Prefeitura de Vitória constrói campanhas baseadas em argumentum magister dixit da Federação Espírito Santense de Ciclismo e simpatizantes. Gente que quando é confrontada com evidências científicas, apela para o famigerado “eu pedalo há 20 anos, não me questione”.
O resultado é uma campanha que manda o ciclista pedalar próximo ao meio-fio:
O vídeo assinado pela Prefeitura de Vitória e pela FESC, passa a ideia de que o ciclista é um obstáculo ao trânsito. Por isso, deve permanecer no canto para que “Vossa Majestade”, o motorista, não precise esperar míseros 5 segundos para fazer uma ultrapassagem com segurança.
A animação teve 97% de rejeição entre os usuários do Youtube. Até o momento, a Prefeitura de Vitória e a FESC não se retrataram, nem voltaram atrás na orientação que aumenta o risco de morte dos ciclistas.
Experiência arriscada
No vídeo abaixo, pedalei da forma que a Prefeitura de Vitória orienta, exatamente para mostrar o que acontece.
Confira:
19 de março de 2014
Notícias