Motorista dá “carteirada” para trafegar em ciclofaixa, diz ciclista

28 de março de 2014

Notícias

No dia 24 de março, um ciclista, que não quer se identificar, ia para o trabalho de bicicleta por uma ciclofaixa na cidade de Fortaleza.

Um motorista que trafegava pela ciclofaixa (infração gravíssima de acordo com CTB) buzina para que o ciclista saia da frente. Ao parar em um semáforo, metros à frente, o ciclista nota que o motorista ainda está na ciclofaixa. O condutor aproxima-se tanto do ciclista, que este, com medo de ser atropelado, resolve descer da bicicleta.

Irritado, o motorista desce do carro, retira a bicicleta da ciclofaixa, diz que o ciclista está no meio do caminho, dá uma “carteirada” (segundo o ciclista) e vai embora trafegando pela ciclofaixa.

A placa do veículo é: KYN 3111 / Macaé – RJ

Veja no vídeo:

Na Inglaterra, este motorista seria multado baseado neste vídeo. Porém, no Brasil, isso ainda não pode ser feito.

Não custa lembrar

Andar com o carro na ciclovia ou mesmo numa ciclofaixa é o mesmo que dirigir na calçada, infração gravíssima:

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (três vezes).

Para saber mais sobre o que o CTB diz sobre bicicletas, acesse o excelente artigo do colega Willian Cruz, do Vá de Bike.

***

Compartilhe este post e ajude a propagar as informações aqui contidas.

 

 

, , , , , , ,