Detran-ES mostra ciclistas ocupando o meio da faixa em nova campanha

8 de junho de 2014

Notícias

Depois de muitos anos aguardando, uma importante reivindicação dos ciclistas da Grande Vitória foi atendida: o Detran-ES acaba de lançar uma campanha focada exclusivamente na bicicleta como modal.

Grande evolução

No vídeo, todos os ciclistas pedalam no meio da faixa de rolamento (atitude que salva vidas e que é defendida por este site há muito tempo) e não próximo ao meio-fio (como foi erroneamente orientado pela Prefeitura de Vitória em campanha veiculada em setembro do ano passado). Em outro momento, o vídeo mostra um motorista mudando de faixa para ultrapassar o ciclista.

Mas e se a via for estreita/tiver apenas uma faixa? É só aguardar atrás do ciclista até que exista espaço suficiente para uma ultrapassagem segura.  :)

Confira o vídeo da campanha “Compartilhe a Rua”:

Capacete opcional

Outro ponto alto da campanha são os segundos finais, onde um ciclista sem capacete trafega pela via. Já discutimos por aqui que o capacete não está nem mesmo na lista das 10 coisas que tornam o ato de pedalar seguro. Sem contar que acreditamos ser errado reforçar o estereótipo do “ciclista encapacetado”, visto que isso torna os motoristas agressivos com os ciclistas que não têm condições de comprar um (maioria).

É claro, se for praticar Mountain Bike ou Speed, use capacete, sempre. Também é recomendável que use capacete se for pedalar em altas velocidades na cidade (acima de 25 km/h de média), assim como eu na minha speed/urbana.

CAPACETE

 

Participação de cicloativistas

Apesar da campanha não ter abordado outros temas reivindicados por cicloativistas nas reuniões de construção da campanha, a avaliação geral foi positiva. “O Detran-ES está de parabéns com a campanha “Compartilhe a rua” que mostra uma rua de todos, não só dos motoristas mas também dos ciclistas”, diz Emmanuel Favre-Nicolin que mantém o blog Vitória Sustentável.

O site O Ciclista Capixaba também parabeniza o Detran-ES pela grande evolução e espera que esta seja apenas a primeira de muitas campanhas em prol da bicicleta como modal de transporte.

 

Deixe um comentário aí embaixo e recomende este post para os amigos.

:)

 

 

, , , , , ,