Ciclofaixas e ciclovias aumentam as vendas do comércio local

7 de junho de 2014

Notícias

Desde que implantou ciclofaixa da Rua Jair de Andrade (em fevereiro deste ano), a Prefeitura da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, vem sofrendo pressão dos comerciantes locais para que a via volte a ter estacionamento em ambos os lados. Tal reivindicação é sustentada na improvável hipótese de que a ciclofaixa tenha causado diminuição nas vendas.

Vamos conversar sobre isso?

10257951_10201818339651441_6717401479908357292_o

Cicloativistas protestam contra a possível retirada da ciclofaixa.
(Clique na foto para ampliar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiro no pé

Quem não gosta da concentração de lojas e serviços em grandes shopping centers e sente saudade das boas e velhas lojas de bairro deveria apoiar entusiasmadamente as ciclovias. Isso é o que aponta um estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em novembro de 2012.

Ou seja, ao trabalhar contra a ciclofaixa, os comerciantes de bairro contribuem para que cada vez mais pessoas passem a consumir em Shopping Centers. Isso não é um tiro no pé? Quem quer enfraquecer o próprio negócio?

Capturar

Vendas aumentaram 49% depois que ciclovia foi implantada em área de Manhattan.
(Clique na foto para ampliar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vaga para bike X Vaga para carro

Um estudo realizado em uma rua de Melbourne, na Austrália, demonstrou que uma vaga, quando ocupada por um carro, gera 27 $ / hora para o comércio local. Quando o mesmo espaço é ocupado por apenas bicicletas, gera-se 97,20 $ / hora.

Capturar

Vaga ocupada por carro = 27 $ / h
Vaga ocupada por 6 bicicletas = 97.2 $ / h

O estudo australiano demonstrou o óbvio: um carro ocupa o espaço de até 12 bicicletas (o estudo acima considerou apenas 6 bicicletas por carro). Some a isso o fato de que a maioria dos carros carrega apenas uma pessoa e é fácil entender a enorme diferença entre os números mostrados acima.

Quer ler mais sobre o assunto?

Qual a contribuição econômica dos ciclistas comparado aos motoristas nas áreas de compras do subúrbio de Melbourne? (Em inglês)

Como ciclovias podem impulsionar a economia? (Em inglês)

Como a bicicleta enriquece as pessoas e as cidades (Em inglês)

Como ciclovias aumentam o faturamento dos pequenos negócios (Em inglês)

Ciclovias beneficiam comércio local em Nova Iorque (O Globo)

Impactos econômicos das ciclovias (Em inglês)

, , , , , ,