Mundo das Cores

HOLI (tradução: “sacrifício”) ou Festival das Cores é um festival anual realizado na Índia e que comemora a chegada da Primavera, sempre realizado no período entre fevereiro e março. No dia do festival, as pessoas atiram tintas de diversas cores umas nas outras, numa grande brincadeira. Tudo isso regado a muita bebida, comida e música. O festival é um evento antigo na Índia e uma tradição passada de geração a geração.

Diz a lenda que tudo começou com uma brava luta entre o bem e o mal. Hiranyakashipu era o rei dos demônios. Ele era muito arrogante e fazia com que todos os seus súditos o idolatrassem como a um deus. Ele tinha uma irmã de nome Holika que também era muito má. Já seu filho Prahalad era bem diferente do pai. Ele era bom e  idolatrava ao deus Vishnu. Por isso, Hiranyakashipu  queria matá-lo. De nada adiantavam suas artimanhas, pois suas estratégias sempre falhavam. Até que um dia, Holika consegue convencer Prahalad a entrar em meio às chamas junto com ela. Ele sai vivo, enquanto sua tia queima até a morte. Foi então que apareceu Vishnu dizendo ter salvado o rapaz. Dessa forma surgiu o Festival de Holi. Um dia dedicado para homenagear o deus Vishnu, além, é claro, da celebração da chegada da primavera.

Por conta da história do deus Vishnu o festival prega aos participantes que estes queimem todas as impurezas da mente tais como o egoísmo, vaidade e luxúria, através do fogo da devoção e do conhecimento.

Essa tradição milenar e espiritual da Índia virou festa no resto do mundo. Seguem aqui as datas de comemoração pelo mundo:

  • 03 de Maio de 2014, em Salt Lake City, Utah, nos EUA;
  • Final de setembro de 2014, em São Paulo, Brasil;
  • 17 de março de 2014 em Nova Délhi, Capital da Índia (este já aconteceu).

Você pode participar de um deles, basta escolher a data e UAU… Muitas cores surgirão! Sendo assim, aproveite a festa!

Foto:http://www.bambarco.it

Foto: www.bambarco.it

Foto: www.boston.com

Foto: www.boston.com

Foto:http://www.bambarco.it

Foto: www.bambarco.it

 

 

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

Back to top