Igreja Velha

Todos as vezes que vou a São Mateus, município do norte do estado do Espírito Santo, eu passo para apreciar a Igreja Velha, principalmente à noite, com sua belíssima iluminação. Trata-se de um monumento histórico fantástico e que permanece quase que intacto à ação do tempo desde sua construção até os dias de hoje. Alguns moradores mais antigos da cidade afirmam que a igreja foi construída em homenagem a São Brás.

A Igreja Velha começou a ser construída no início do século XIX, a pedido dos Jesuítas, para ser a maior igreja da cidade de São Mateus. A ideia era construir um santuário católico enorme e imponente. Para quem conhece a cidade de São Mateus, a Igreja Velha seria construída desde o local onde encontram-se suas ruínas atuais até a rodoviária da cidade, com aproximadamente uns 300 metros de comprimento. Em agosto de 1853 os vereadores decidiram parar as obras alegando que a outa igreja da cidade, a Igreja Matriz da Praça de São Mateus, também em construção e com as obras já bastante adiantadas, necessitaria de um investimento cinco vezes menor para ser terminada. Além disso, para manter a fidelidade do projeto original, ainda faltariam 50 anos para o encerramento das obras da Igreja Velha.

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Talvez mais famosos que a própria igreja sejam os materiais que foram utilizados em sua construção. Quase todos os moradores da cidade de São Mateus sabem na ponta da língua que ela foi construída com óleo de baleia. Este óleo, pelo seu alto teor de gordura, serviu de base para a argamassa que juntamente com cal e pedras formaram a estrutura da igreja.

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Foto: Blog Dicas da Gisa

Então a dica de hoje é:

Quando forem a São Mateus, visitem a Igreja Velha e garantam fotos bem legais. Ah… Ainda há o sítio histórico da cidade, situado no porto de São Mateus, mas isso é assunto para um outro post.

 

 

1 Comentário to “Igreja Velha”

  1. Hi there, i read your blog occasiоnally and
    i own a similar one and і աas just curious if you get a lot of spam
    reѕponses? If so how do you reԁսce it, any plugin or ɑnything yօu can advise?
    I get so much lately it’s driving me insane sо any ɑssistance is very
    much appreciated.

Deixe uma resposta

Back to top