A minha São Paulo

São Paulo, aaahh… São Paulo… Em meio ao barulho dos carros, buzinas, movimento de pedestres, num vai e vem alucinante. Essa é a Terra da Garôa, metrópole onde eu me aventuro, sempre que posso.

Com quase  12 milhões de habitantes, São Paulo é a maior cidade do país e, também, da América latina. Pessoas do Brasil inteiro vão pra lá em busca de novas oportunidades e eu, quando tenho folguinha, vou atrás de uma boa gastronomia, de ótimos shows e de excelentes programas culturais.

Para conhecer uma São Paulo, do jeito que gosto, aí vão algumas dicas bem legais:

A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. É nela que tudo que se concentra: o maior numero de sedes de empresas, bancos e hoteis. A Paulista recebe, todos os dias, turistas de todo o Brasil para visitá-la. Além disso, a famosa avenida é o palco de várias manifestações culturais, shows e muitos eventos, como a Parada do Orgulho Gay GLBT e o Réveillon de São Paulo.

paulista-avenida-20111223085253

 

O Mercado Municipal é um dos mais belos cartões-postais da cidade. Famoso pelo delicioso e gigante sanduíche de mortadela (nunca aguento comer sozinha) e pelo pastel de bacalhau , ele possui outros tantos atrativos, como vários restaurantes, lindas bancas de frutas suculentas e multi-coloridas e muitos produtos variados. Além de tudo isso, os lindos vitrais são uma atração à parte. Eles foram feitos pelo russo Conrado Sorgenicht Filho e mostram o ciclo do café. Lindo, lindo!

Mercado_Municipal

 

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes maravilhoso. Com obras do mundo inteiro e com foco na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, ele pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Ela foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo e é o museu de artes mais antigo da cidade. A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. E eu sou um desses visitantes… Adoro!

Pinacoteca_SP

 

O Museu da Língua Portuguesa… Ah, o museu da Língua Portuguesa é um lugar, simplesmente, espetacular! Ele fica em frente da Pinacoteca do Estado, basta atravessar a rua. Cada vez que vou, ele me surpreende mais e mais. É um museu totalmente interativo sobre a origem e a história da nossa língua portuguesa. Lá a gente descobre quais os povos influenciaram o nosso idioma e em que época isso aconteceu e aprende mais sobre a nossa literatura com recursos que utilizam tecnologia de ponta. Como é descrito pelo governo do Estado de São Paulo, o “museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta língua mais falada do mundo, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil”. Um lugar digno de ser conhecido por cada brasileiro.

museu-lingua-portuguesa

 

O Parque do Ibirapuera é o parque mais frequentado da cidade. Foi construído para comemorar os 400 anos da cidade, em 1954. O projeto contou com a participação arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o grande paisagista Roberto Burle Marx. É um dos lugares mais frequentados pelos paulistanos.

parque-ibirapuera-arte-turismo-lazer-em-sao-paulo

Catedral da SéCom uma belíssima arquitetura em estilo gótico tem capacidade para cerca de oito mil pessoas. O dado curioso é que a catedral possui 92 sinos. Isso mesmo, 92 sinos!

A Catedral Metropolitana de São Paulo possui em seu interior um grande número de obras de arte sacra, magníficos vitrais e mosaicos e ainda um grandioso órgão musical, com cinco teclados e 12 mil tubos. É o maior da América do Sul. Vale a visita!

catedral

 

O Theatro Municipal de São Paulo foi construído para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época. A ideia era promover as óperas e os concertos. Hoje, ele é o palco de vários eventos de grande importância para cidade e para o Brasil.

 theatro-teatro-municipal-sao-paulo-2003-03-size-620

Restaurantes Imperdíveis: 

Figueira  Rubaiyat - A Figueira Rubaiyat possui um dos mais requintados ambientes da cidade, com um grande salão principal localizado debaixo da enorme árvore que dá nome a casa. Seus deliciosos pratos e a tradicional carne Rubaiyat que é o carro chefe da casa.

Rua Haddock Lobo,1738 – Jd.Paulista - São Paulo. Tel.: (11) 3087-1399

fugueira

 

Paris 6 -  É um restaurante pequeno e faz lembrar um bistô, com uma comida deliciosa, um custo beneficio bom e bem frequentado. Costuma-se encontrar muitos artistas por lá. E muitos deles tem os nomes batizados nos pratos.

Rua Haddock Lobo, 1240 –  Jardins- São Paulo. Tel: (11) 3085 1595

parise_SP24_Paris6

 

Shintori (Japonês) –  Sem nenhuma dúvida a melhor comida Japonesa que já comi. O lugara é lindíssimo. Com vários ambientes, e dentre eles um jardim de inverno de cair o queixo. Vale a visita. 

Alameda Campinas, 600 – Jardim Paulista, São Paulo. Tel: (11) 3283-2455

shintori

 

Pizzaria Speranza: Uma pizzaria tradicional de São Paulo onde suas pizzas estão sempre no topo dos rankings das melhores da cidade. Uma das melhores que já comi.

Av. Sabiá, 786, Moema, São Paulo. Tel: (11) 5051-1229 | 5051-7615

best_restaurante_cantina-e-pizzaria-speranza-moema_moema_img_0250

 

Famiglia Mancini: Mesmo sendo uma das cantinas Italiana mais antigas da cidade de São Paulo, ela continua sendo a mais concorrida. O Chefe Walter Mancini, diz que a  fórmula do restaurante é a simplicidade é a eficiência.

Rua: Avanhandava, 81 – Bela Vista, São Paulo. Tel: (11) 3256-4320

 familia maccini-EX,00

Agora, é só escolher um e aproveitar!!!

3 Comentários to “A minha São Paulo”

  1. Excelentes locais, escolhas primorosas!
    Com certeza experimenta diversas sensações no coração do Brasil!

  2. Parabéns! Que blog legal. Um otimo trabalho.

  3. Nossa, perfeito o texto! Simplesmente amei as dicas. Já pensaram em fazer um facebook?

Deixe uma resposta

Back to top