Vol au vent de brie e nozes | Blog da Anette

Vol au vent de brie e nozes

vol au vent

O vol au vent é um clássico da gastronomia francesa. Opa. Não é bem assim, não!! Uma história bonitinha relata que o vol au vent é italiano, sabia? A delícia foi introduzida na França quando do casamento de Maria de Médicis e Henrique IV, final do séc. XVI.

De origem florentina, Maria de Médicis leva como dote para a França cozinheiros da Itália e introduz vários pratos, como o Riz de Veau, Creme Frangipane e o Vol au Vent (foggia turquesa di sfoglia).

Coube à culinária francesa aprimorar, mensurar e desenvolver técnicas para as novas receitas introduzidas, este é um dos fatores que provoca o surgimento da alta gastronomia francesa.

Resumindo: Os italianos foram criativos, os franceses foram disciplinados e levaram a fama. Talvez, seja esta a razão de tanta rivalidade entre as duas cozinhas.

De vez em quando o vol au vent dá uma sumida do cardápio das festas. Espalham-se boatos que é cafona, que isso e aquilo. Até que um chef ressuscita o danadinho.

A massa folhada finíssima dá nome à delícia. Vol-au-vent. em uma tradução livre, quer dizer leve como o vento. Tradicionalmente são recheados com um creme de camarões, picadinhos ( strogonoff), frios variados e queijos. Bom, não é? O recheio é sempre bem temperado com muita manteiga e creme de leite.

Mas, isso é pouco para definir o vol au vent. A combinação da massa crocante com o recheio cremoso é uma explosão de sabor. A massa folhada com seu sabor característico ajuda a valorizar o recheio.

Não pense que é difícil preparar o vol auv ent. A massa folha congelada vem cortada. A Arosa disponibiliza o vol au vent nos formatos, sextavado, quadrado e redondo ( o mais tradicional) em dois tamanhos, sendo o mini , mais indicado para coquetéis. O tamanho maior fica perfeito para servir com entrada acompanhado de uma saladinha de folhas verdes e mini legumes. Muito lindinho.

Vol ao vent de Brie e nozes

Ingredientes

1 pacote de vol au vent – cod. 5303 ( com 27 unidades )
1 potinho de creme de ricota
1 queijo Brie cortado em palitinhos
1 punhado de nozes picadas
Damascos cortados em formato de estrelinhas ( usei o cortador de biscoitos)
Pimenta rosa ou aroeira para enfeitar e agregar um sabor levemente picante

Prepare assim: Asse o vol au vent de acordo com as instruções da embalagem para garantir um folhado macio, crocante e bem esfolhado. Deixe esfriar. Misture as nozes picadas ao creme de ricota. Recheie quase na hora de servir para não molhar a massa e comprometer o efeito – estalando na língua. Espete o palitinho de queijo Brie, a estrelinha de damasco e finalize com a aroeira. Sirva com uma taça de espumante e fique absolutamente feliz.

Será que a Scarlet O´Hara aprovaria o vol au vent ou ia preferir nabos???

Ajudinha

http://arosa.com.br/site/receitas/

Tags: , , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta