Voce conhece a uvaia? | Blog da Anette

Voce conhece a uvaia?

DSCN6510

Faz um bom tempo que ando à procura de uvaia, uma frutinha do mato, típica da Mata Atlântica. O sabor, apesar de intenso, pode não agradar a todos por ser azedo – e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo. A fruta é amarela, arredondada e felpudinha ( como o pêssego ). De flor branca, a árvore é comumente plantada para uso doméstico, uma vez que seus frutos sensíveis, amassam, oxidam e ressecam com facilidade, tornando pouco viável a sua comercialização.

Encontrei as uvaias em mais uma das minhas perambulações nas feirinhas orgânicas. Quanto menor a feirinha, maior a possibilidade de encontrar preciosidades. Quando olhei as baciinhas cheia de uvaias , não pensei duas vezes. Tratei de comprar logo, antes que algum inxerido atacasse o meu tesouro.

O cheiro da uvaia é muito forte e me proporcionou uma viagem ao tempo da minha meninice, quando meu pai voltava para casa depois de passar dias e mais dias ,no meio do mato, caçando.

Quando ela chegava era sempre uma festa. E logo, eu estava vasculhando os bolsos da roupa em busca de novidades. Sementes, pedras brilhantes ou não, araçás, bicho de pau, pitangas e uvaias amassadas, misturadas com terra. Devorava as poucas que sobravam .
Nunca esqueci o sabor azedinho, que hoje é um convite para as mais variadas preparações culinárias.

Com a minha reserva particular uvaias decidi fazer um doce, tipo compota e um creme de queijo para acompanhar. Fiz uma calda rala com 1 ½ de água e ¾ de xícara de açúcar. Fervi em fogo baixo até dar o ponto. Juntei as uvaias sem caroços e deixei cozinhar, até ficarem macias, mas ainda consistentes. O cheirinho adocicado invadiu a minha cozinha.

O creme de queijo é facílimo de fazer. Bati na batedeira 1 xícara de queijo mascarpone por 3 minutos . Juntei uma xícara de creme de leite fresco e continuei batendo até ficar bem homogêneo. Distribui o creme em potinhos e deixei na geladeira, cobertos com filme plástico. Na hora de servir, distribui as uvaias em calda sobre o creme e decorei com uma folhinha de hortelã. Fofo, não?
DSCN6585

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta