Tortinha de arroz | Blog da Anette

Tortinha de arroz

mousse de maracuja, capeletti 102

Um assunto que sempre pega fogo é o consumo de fast food por crianças, especialmente, no lanche da escola. Como fazer para a criança não se entupir de açúcar, de sorvetes, de biscoitos recheados e comer muita beterraba, couve, cenoura e pão integral? Isto dá panos para manga, pois é preciso muita autoconfiança para na hora do lanche comer um tomate, um pedaço de tofu e um ovo cozido enquanto todos amiguinhos se espremem na fila da cantina para comprar hambúrguer com batata frita. Tudo bem – fui radical em relação ao tomate, ao tofu e ao ovo cozido. Mas não é fácil para a criança comer diferente do restante da turminha. Uma sugestão: promover lanchinhos coletivos mais saudáveis, caprichar nas frutas e nos bolos e pães caseiros. Não necessariamente integrais. E claro, dar exemplo: se você come comida saudável o seu pimpolho também vai se sentir estimulado a comer, não é Bernardo??

Enquanto tudo isto não vira realidade as mamães de plantão bem que podem colaborar preparando uma tortinha de liquidificador que faz sucesso entre crianças de 8 a 80 anos.

A tortinha de arroz fica bem macia e aceita diversos tipos de ingredientes: cenoura picadinha, ervilhas, peito de frango desfiado, tomate,  milho verde cozido. Enfim, tudo que as mães sonham encontrar no prato das crianças e que elas têm pesadelos só em ouvir falar.

 Ingredientes

1 xícara de arroz cozido

2 ovos

1/2 xícara de leite

1/2 xícara de óleo

1 colher de sopa de fermento

1/2 xícara de farinha de trigo

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Prepare assim

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Despeje em uma tigela e acrescente uma xícara de legumes cozidos picados. Misture delicadamente. Unte forminhas retangulares pequenas ( para uma porção individual )  com azeite e polvilhe bastante farinha de trigo. Coloque massa em 1/3 das forminhas. Arrume em um tabuleiro e leve para assar em forno preaquecido a 180º até ficar levemente dourado. Deixe esfriar, retire das forminhas e embale em filme plástico. Mantenha na geladeira.

A versão apimentada é para os grandinhos, combinado?

Tags: , , , , , , , ,

1 Comentário to “Tortinha de arroz”

  1. Amei! Assim que chegar aqui no RJ está intimada a fazer para a Tutu!!

Deixe uma resposta