Torta de limão | Blog da Anette

Torta de limão

lombo,carne de sol 083

 O Natal tem diversos sabores. Na minha ceia , o sabor que não pode faltar é o da torta de limão, a favorita do Murillo.  Uma camada de massa de biscoitos, uma de creme azedinho doce e refrescante e uma camada de suspiro fofo. Perfeita para o final da noite.

Prefiro comer depois que todos foram embora, carregando presentes, sorrisos no rosto, crianças sonolentas e deixam para trás uma montanha de papéis, caixas vazias, e louças a “ dar de peneirada “. Expressão utilizada por meu pai para  avaliar a quantidade de objetos e situações numa alusão à pesca do camarão depois de chuvas torrenciais.  Era só passar uma peneira de “ abanar café”  no barranco do rio e levantar com centenas de camarões graúdos, prontos para a panela.

No Natal sigo o ritual de todas as reuniões familiares. Arrumo tudo.  Recolho tudo. Não, eu não tenho TOC. Só paro depois de lavar o último garfo.

Uma conferida rápida no presépio, momento de apagar as lampadinhas da árvore. Um banho gelado, um último olhar pela janela. Hora de saborear a minha fatia de torta de limão. Sem ninguém pedindo um pedacinho ou conferindo o tamanho da fatia. Primeiro o suspiro, depois o creme e a casquinha por último.

Será que papai Noel existe? Será que ele volta??  Será, será?

Torta de limão

Base da Torta:

200 g de biscoito maisena

150 g de margarina

Recheio

1 lata de leite condensado

4 gemas

4 colheres de sopa de suco  de limão

 Cobertura:

4 claras de ovo

3 colheres de sopa de açúcar

Raspas de 2 limões para decorar

Prepare assim

Faça uma farofa com o biscoito maizena triturado no liquidificador e a margarina. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Bata os ingredientes ingrediente no liquidificador (exceto as raspas de limão, que deverão ser misturadas à mão) até obter um creme liso e espesso. Coloque sobre a base de biscoito. Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, até obter um ponto de suspiro. Coloque sobre o creme e leve ao forno novamente até dourar o suspiro. Deixe esfriar. Desenforme e mantenha na geladeira até a hora de servir

Tags: , , , ,

3 Comentários to “Torta de limão”

  1. Protesto: Mariazinha, Mirela, Murilo e até Bernardinho já foram citados nessa bagaça, e eu nadinha?L?To ficando zangada! Quando é que vai aparecer “o preferidos Mari”, “sugestão da Mari”, “minha amada Mari”??! Justo eu, parceira no crime?…humpf…(brincadeirinha, claro. Bjs)

  2. Adoro essa receita da Anette Musso. É maravilhosa!!! Vou fazer para o Natal. Bjs.

Deixe uma resposta