Torta de Chocolate maravilhosa | Blog da Anette

Torta de Chocolate maravilhosa

bolo ganache 3 001

Existem diferentes tipos de coberturas e recheios para tortas, mas nenhum é tão saboroso e fácil de preparar com a ganache. Um clássico creme de chocolate que leva apenas chocolate e creme de leite fresco. Não paira a menor dúvida que o chocolate é da categoria “ tem de ser “ da melhor qualidade. O chocolate meio amargo é o mais indicado, devido ao baixo teor de açúcar e ao sabor mais forte, que não se perde quando adicionamos o creme de leite. A cremosidade pode ser controlada com mais ou menos creme de leite. O ideal é um creme mais denso para o recheio e um mais ralo para a cobertura. A torta de chocolate recheada e coberta com a ganache tem um sabor uniforme, sem conflitos, realçando gosto do alimento dos deuses.

Preparei a torta de chocolate deste post para uma reunião ente amigos, uma pré-Páscoa, com direito a torta capixaba, bacalhau, vinhos e amigo ovo. Afinal Páscoa , sem ovo de chocolate, não é Pascoa.

A torta de chocolate ganhou local de destaque na mesa de café, licores e outras gordices. O Coelhinho da Le Chocolatier, acredite, foi disputado por crianças e adultos. Ainda bem que eu havia comprado dois e assim sobrou uma para eu comer depois que todos foram embora e a casa voltou à normalidade.

Um detalhe importante: decorei a torta com Decor Flakes. Parece coco ralado, mas não é. São flocos de papel arroz, sem adição de açúcar, coloridos artificialmente com corante alimentício. Ficou lindinho, não?

Torta de chocolate

ingredientes

massa

6 ovos

2 xícaras de açúcar

21/2  xícars de farinha de trigo

1 xícara de chocolate em pó

1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Cobertura – ganache de chocolate

 200 gr de chocolate meio amargo Le Chocolatier

1 xícara de creme de leite fresco

 Decoração: um coelho de chocolate meio amargo da Le Chocolatier

1 pacote de Decor Flakes, na cor verde

Prepare assim: Bata as claras em neve bem firmes. Sem parar de bater acrescente as gemas,  uma a uma as gemas. Acrescente o chocolate. Por último, bem  devagar, só mexendo, a farinha de trigo. Coloque a massa em 3 formas pequenas, untadas com margarina e polvilhadas com farinha de trigo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º. Desenforme e deixe esfriar. Derreta o chocolate picado ( em banho maria ou no microondas). Acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Quando estiver morno, quase frio, está no ponto de espalhar. Se endurecer demais é só colocar mais um pouco de creme de leite e aquecer.

Deixe a cobertura secar um pouco, espalhe o papel arroz picado e colorido nas laterais e na parte superior. Decore com o coelhinho, ovinhos coloridos  e prepare-se para comer a melhor torta de chocolate do mundo.

 

bolo luxo de chocolate 003

Tags: , , , ,

1 Comentário to “Torta de Chocolate maravilhosa”

  1. Anette Musso,
    Adoro seu blog, parabéns.
    Boa semana.
    Beijos

Deixe uma resposta