Tiramisù | Blog da Anette

Tiramisù

tiramisu 024

Dizem que os italianos não são apaixonados por sobremesas como os brasileiros. Na Itália, para finalizar uma refeição, são servidas frutas frescas e queijos.  Ao passo que aqui no Brasil, acaba o almoço e começa um festival de tortas, sorvetes, compotas, pavês e outras tantas delícias igualmente calóricas e extremamente engordativas.

Bom, então o italiano, não come doce? Claro que come, só que em momentos diferentes. Italianos adoram cafeterias e acreditem, as vitrines  são repletas de doces tentações. Um espresso ou um capuccino são um convite para a degustação de um dolce.

O mais famoso doce italiano é o tiramisù (em  vêneto, tirame-sù ; em italiano, tirami su, de tirare + mi + su: “levanta-me” ou “puxa-me para cima”,) é assim chamado por ser considerado muito energético. Os historiadores divergem sobre a origem do doce. Uns acreditam que surgiu em Treviso, região do Vêneto. Outros preferem uma versão mais excitante: o nome viria da expressão  “che ti tira su” (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial após as noitadas nas casas de saliências. O pessoal gosta de inventar coisas!!

A sobremesa tem camadas de biscoito amaretto, embebidos em café forte e vinho marsala, entremeadas por um creme à base de  queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo.Ajudinha:

Biscoito amaretto: feito com amêndoas, claras e açúcar

Mascarpone: queijo cremoso utilizado em preparações culinárias doces ou salgadas.

Nem sempre encontramos um lugar que venda o mascarpone e quando damos sorte, o preço costuma ser bem alto. A solução é utilizar o cream cheese, que tem uma textura semelhante ao mascarpone. O sabor é diferente, mas misturado com os outros ingredientes, não dá nem para perceber. O amaretto quase sempre é substituído por biscoito champagne ou inglês.

Ir à Itália e não experimentar  um tiramisù é como ir a Roma e não conhecer o papa. Por falar em papa, o tiramisù é a sobremesa preferida do Papa Emérito Bento XVI.

Ingredientes

6 ovos em temperatura ambiente

200 g de açúcar

600 g de cream cheese

350 g de biscoito champagne

Café forte sem adoçar

Vinho Marsala ou licor de café

Chocolate em pó para polvilhar

Prepare asssim

Separe as gemas em temperatura ambiente e passe na peneira, para retirar a pele que envolve a gema. Bata com a batedeira por cerca de 7 minutos em velocidade alta juntamente com o açúcar e o cream cheese. Reserve. Passe ligeiramente os biscoitos no café misturado com o licor. Num refratário, monte as camadas intercalando o biscoito e o creme. Ao final, peneire chocolate em pó e mantenha na geladeira por 6 horas antes de servir.

 

Tags: , , , , , ,

1 Comentário to “Tiramisù”

  1. I am extremely impressed with your writing skills as well
    as with the layout on your weblog. Is this a
    paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it’s rare to see
    a nice blog like this one these days.

Deixe uma resposta