Thanksgiving – dia de agradecer | Blog da Anette

Thanksgiving – dia de agradecer

DSCN6592

O Thanksgiving é um feriado tipicamente americano. É o momento de agradecer pelas conquistas e compartilhar as alegrias com a família.
A data é comemorada em homenagem aos 105 primeiros colonizadores que desembarcaram em Plymouth, Massachusetts, que chegaram da Inglaterra no início do inverno. Eram conhecidos como Pilgrims, ou seja, os peregrinos, tinham pouca comida depois de sua viagem. A sobrevivência deles naquele primeiro inverno árduo em Plymouth, Massachusetts, foi graças aos índios Wampanoag, que lhes deram o milho que tinha sobrado da sua colheita do ano anterior e sua caça. Os índios ensinaram os Pilgrims a caçar, e quando chegou a primavera, também ensinaram a plantar os vegetais nativos como o milho, a abóbora, a moranga e o feijão. Do Velho Mundo eles tinham trazido aveia, trigo, cevada e ervilha, e estes também foram plantados.

No ano seguinte, os 55 Pilgrims sobreviventes, celebraram a colheita farta, como era costume na maioria das culturas agrárias.Eles deram graças a Deus por terem sobrevivido durante o inverno severo e aos Wampanoags por sua ajuda e orientação. O primeiro Thanksgiving foi provavelmente em outubro. Havia abundância de comida e o cardápio teria incluído frutos do mar, enguia, cervo, agrião, alho-porró, corn bread, moranga ensopada e outros tipos de abóboras. O perú, as batatas e torta de abóbora surgiram mais tarde e são uma tradição culinária que as famílias americanas vêm mantendo há mais de três séculos.

Eu gosto da data, da mesa farta, das famílias reunidas, da casa aberta para os amigos, da possibilidade de agradecer por tudo que recebemos durante o ano inteiro, de reconhecer que devemos agradecer, atitude que anda tão fora de moda, não? Aqui, em Terra Brasilis, não temos o hábito de comemorar o Thansgiving. Mas, sempre dou um jeito de fazer a minha comemoração particular  adaptando cardápio e deixando com uma carinha bem gostosa.

Abóbora não pode faltar, mas fiquei morrendo de pena de enfiar a faca nas mini abóboras, então decidi poupá-las, a exemplo do presidente americano que sempre salva a vida de um perú. Ainda não sei qual será o destino das minhas abobrinhas lindas, mas por enquanto, está decidido – nada de ir para a panela, são artigo de decoração, apenas !!!!

Preparei um arroz integral bem temperado com alho e cebola ralada. Juntei ervilhas americanas ( não poderiam ser outras ), amêndoas e nozes torradinhas e cubos de abóbora bem madura. Temperei com raspas de limão e um pouco de hortelã para garantir um aroma e deixar o prato mais fresco e apropriado para o calorão capixaba. O filezinho de peito frango foi grelhado com um pouco de azeite. As alfaces deram um visual colorido e me alertaram para não comer demais, afinal, o Thanksgiving assinala o início da temporada das festas mais incríveis do ano.

‘Bora comemorar!!!

Tags: , , , , , ,

1 Comentário to “Thanksgiving – dia de agradecer”

  1. Hummm que belezura de prato, super convidativo

Deixe uma resposta