Tartelette de limão siciliano | Blog da Anette

Tartelette de limão siciliano

tortinha de limão siciliano 006

Já faz algum tempo que declarei o meu amor incondicional ao limão siciliano. Amo a cor, a forma, o cheirinho da casca ralada, a simetria das rodelas mergulhadas na água com gás ou na caipirinha. Utilizo em tudo. As raspinhas da casca são perfeitas para aromatizar arroz doce, glacês, suspiros, creminhos, biscoitinhos, bolinhos de infinitos sabores, brigadeiros, molhos de salada, peito de frango grelhado. A polpa amarga vira doce em calda ou cristalizado.

Gosto de manter um limão siciliano sempre por perto, meu fiel escudeiro, obediente e sempre disponível para realizar as minhas invencionices culinárias. Vai que resolvo fazer alguma coisa e não tem o limão siciliano? Seria um verdadeiro Deus nos acuda. Então, toda semana, refaço o ritual de comprar um, pelo menos, e manter na fruteira. Se não for para a panela, vai para a jarra de suco – é o que está previamente combinado, então nada de reclamação!

Impossível, mesmo, é resistir à bendita tartelette de limão siciliano. O recheio é um absurdo de gostoso e o merengue desmancha na boca.
Já testei algumas receitas, a da Carla Pernambuco é a que mais se aproxima com a tartelette da Confeitaria Guerin, cuja foto ilustra o post.
Cada mordida vale cada caloria ingerida. Coma sem moderação e vá direto para o calçadão, sem culpas.

Tartelettes de limão-siciliano – Receita da Carla Pernambuco

Massa
175 g de farinha de trigo;
2 gemas;
90 g de manteiga;
1 pitada de sal;
50 g de açúcar.

Recheio
2 latas de leite condensado;
suco de
3 limões-sicilianos;
raspas de 2 limões-sicilianos picadinhas;
1/2 lata de creme de leite, sem soro, gelado.

Marshmallow
2 claras;
1 xícara de açúcar;
1/2 xícara de água;
1 pitada de fermento em pó;
raspas de 2 limões-sicilianos.

Prepare assim

Massa
Junte a farinha e a manteiga, fazendo um farelo com as pontas dos dedos. Acrescente o açúcar, as gemas e o sal. Adicione algumas gotas de água gelada (somente o suficiente para juntar a massa e formar uma bola). Embale em filme plástico e deixe na geladeira por 45 minutos. Abra a massa em forminhas, faça furos no fundo com um garfo e leve ao forno a 160 °C, por 15 minutos ou até dourar.

Recheio
Em um bowl, misture o leite condensado com o suco de limão, acrescente as raspas e o creme de leite. Reserve.

Marshmallow
Caramelize 1/2 xícara do açúcar. Junte o açúcar restante e a água. Ferva (fogo brando) até passar um pouco do ponto de fio grosso. Bata as claras em neve e adicione o fermento. Quando as claras estiverem bem duras, despeje a calda fervendo pela lateral, batendo em velocidade alta, até dar ponto de marshmallow.

Montagem
Encha as massinhas assadas com o recheio, deixando uma pequena borda. Cubra com o marshmallow, com um bico de confeitar. Com um maçarico culinário, doure a cobertura de marshmallow. Se não tiver maçarico, coloque as tartelettes no forno a 200 oC, por cerca de 5 minutos. Decore com blueberries.

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta