Tapioca com banana e geleia de amoras silvestres | Blog da Anette

Tapioca com banana e geleia de amoras silvestres

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Fique certa de um fato: a tapioca caiu no gosto de marombados, gourmets e gulosinhos de plantão. Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva.

A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso sem abrir mão do sabor e de combinações inusitadas.

Os nutricionistas afirmam que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumir, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. A sugestão é consumir como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, pois, infelizmente, em excesso , nada faz bem ao nosso corpinho eternamente no programa “ vem chegando o verão e preciso de entrar no biquíni “.

Na hora de preparar a tapioca é melhor manter atenção redobrada com os ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma bomba calórica. As melhores opções são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Evite recheios como o doce de leite, o chocolate e a combinação de coco ralado com leite condensado.

Receita de tapioca

 Ingredientes

2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
1 fatia de queijo muçarela
1 banana prata cortada em rodelinhas
geleia – eu escolhi a geleia de amoras silvestres, produzida em Afonso Cláudio

Prepare assim: Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos, adicione o queijo, a banana em rodelinhas e a geleia de amora. Simples assim!

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