Sopinha de tomates | Blog da Anette

Sopinha de tomates

DSCN5775

O inverno finalmente decidiu bater na nossa porta. Eu adoro o inverno e de quebra, adoro, as comidinhas mágicas que aquecem nosso corpinho e alma. Esta, oficialmente, aberta a temporada de chocolate quente, foundue, raclete, sopinhas e outras tantas comidinhas deliciosas. Minha Nossa Sra. da Cintura fina, livrai-me do pecado da gula.

Dá para sentir aquele cheirinho especial vindo da cozinha, invadindo os cômodos da casa, transmitindo sensação de bem-estar, de aconchego. Não precisa ser uma receita super elaborada. Afinal, simplicidade é a mais perfeita tradução de afeto. A sopinha de tomates não é muito comum na minha mesa. Tem sempre aquela estória do preço do tomate, que anda nas alturas. O teor de acidez do tomate o torna um tanto indigesto para quem tem estômago caprichoso , como o meu.

Não resisti aos tomates italianos que encontrei na feira. Pareciam rubis gigantes ofuscando a minha passagem. Foi amor a primeira vista e à primeira mordida. O preço me deixou absolutamente pálida, um contraste expresso com a cor dos tomates. Mas, depois de experimentar e constatar a total ausência de acidez, catei os últimos reais da carteira e convicta, entreguei ao feirante, certa de ter adquirido um pequeno tesouro.

Não me enganei. Tomates italianos são saborosos, carnudos e de um vermelho único. Deixei os tomates descansarem por uns dois dias na fruteira. Dizem que o tomate odeia o frio da geladeira. O tomate maduro fica ainda mais doce. A decisão de transformá-los em sopa foi um mero acaso. Cheguei a casa faminta, morrendo de frio e lá estavam os tomates brilhantes me olhando.

Enquanto esperava a sopa terminar de cozinhar, decidi estourar umas pipocas para substituir as tradicionais torradinhas. Valeu à pena.

Sopinha de Tomate

Ingredientes

1kg de tomates bem maduros cortados ao meio
500ml de caldo de legumes
1 cebola grande ralada
1 folha de louro
Azeite
1 pouquinho de sal

Prepare assim: Refogue a cebola no azeite até murchar e ficar transparente.Acrescente os tomates cortados, o caldo de legumes, o louro e o sal. Deixe cozinhar por 20 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, deixe esfriar,retire a folha de louro e liquidifique. Passe a sopa por uma peneira fina e volte à panela em fogo médio.Acerte o sal, mexa até levantar fervura e está pronta! Coloque um pouco de azeite no fundo do bowl, acrescente a sopa por cima e finalize com pipocas. Fofo, não?

Tags: , , , ,

1 Comentário to “Sopinha de tomates”

  1. Aff, não sou tão “antiga” quanto a propaganda das Casas Pernambucanas (cruzes, tem coisa mais antiga do que chamar loja de “casa”? Entrega a idade na hora) mas lembro dela como se tivesse sido exibida ontem! Delicia, adoro propagandas antigas…

Deixe uma resposta