Santo Antônio – o santo casamenteiro!!! | Blog da Anette

Santo Antônio – o santo casamenteiro!!!

santo antonio 001

Santo Antônio é o santo mais festeiro da paróquia.

O santo tem fama de casamenteiro. Não são raras as jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. Também separam-no do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido. Na madrugada do dia 13 são realizadas diversas simpatias com este intuito. Quanta maldade!!

Mas não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o “santo do milagres”.

Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada “os responsos, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada “trezena”, é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Bom, não ando à caça de um pretendente, quando preciso encontrar algo desaparecido, apelo para São Longuinho que nunca me deixa na mão e como também não pude fazer uns pãezinhos para distribuir entre as amigas, optei por uma homenagem mais contemporânea: docinhos com a forma do santinho, confeccionados pelas mãos habilidosas da Regina Meynard.

A moda de distribuir os doces e bombons do santinho nas festas de casamento é um verdadeiro sucesso. São os mais disputados das mesas de doces, especialmente pelas solteiras que pegam 2 ou 3 enfiam na bolsa e garantem que esta levando para a sobrinha, para a tia, prima. Sabe como é?

Ajudinha:
[email protected]

http://www.terra.com.br/criancas/especiais/festajunina/santoantonio

Aliança do meu pai

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta