Sanduíche de lombinho e molho à campanha com damasco | Blog da Anette

Sanduíche de lombinho e molho à campanha com damasco

lombo,carne de sol 026

 

Sanduíche é sinônimo de praticidade. Algumas receitas de sanduíche têm lugar garantido no nosso dia: sanduíche natural de atum, misto quente, hambúrguer, entre outros.

Mas, nada se compara a um sanduíche artesanal – pernil de porco no pão francês. O sanduíche, que faz a alegria dos caminhoneiros e dos que se aventuram nas estradas que cortam o Espírito Santo rumo a Minas Gerais, ganhou roupa nova. Outros tempos, repletos de novidades.  O porco não é mais porco – é lombinho suíno. O pão é ciabatta e nada de molho gorduroso cheio de pimenta do reino. A dica é um molho à campanha com pimentão vermelho e amarelo, alho porró, damasco e azeite. Gostou?

Por favor, não confunda o meu molho com vinagrete. Aliás, existe um grande mal entendido entre molho vinagrete e molho à campanha. Qual é um, qual é o outro? Oh, dúvida cruel !!! Ser ou não ser ? O primeiro, é uma combinação, quase uma fórmula da tradicional gastronomia francesa, composto por mostarda Dijon, maionese ou iogurte, vinagre, condimentos, especiarias, ervas aromáticas e azeite. Já o molho à campanha é aquele de tomates, pimentões, cebola  e vinagre – claro!!! Bom, pelo menos foi assim que eu aprendi na faculdade de gastronomia. O assunto é polêmico e desperta a ira de chefs mais tradicionais e a ironia de quem esta preocupado apenas em comer, sem levar em consideração os ingredientes do molho. Os dois molhos só convergem em um ponto:  a criatividade de quem vai prepará-lo.

Chega de conversa, vamos para a cozinha. Afinal, o tempo urge e a fome ruge – trocadilho infame !!!

Anote os ingredientes

1 kg de lombo suíno

1 cebola média, em pedaços

1 1/2 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de azeite

4 dentes de alho

1 folha de louro

Prepare assim

Tempere o lombinho com sal e limão. Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o lombo e as folhas de louro. Com a ajuda de um garfo vire o lombo para ficar dourado por igual.  Esse processo de selagem evita que o suco da carne se disperse. Quando o lombo estiver bem dourado, acrescente água aos poucos para cozinhar a carne. Depois de cozido, retire-o da panela e deixe esfriar. Embrulhe em papel alumínio e mantenha no congelador por 1 hora. Corte o lombinho em fatias bem finas.

Prepare o molho:

Em uma tigelinha misture: 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos, 1 pimentão amarelo cortado em cubinhos, 1/2 de alho porró cortado em rodelinhas. Finalize com damascos picados,  sal e azeite a gosto. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Luzes, câmera, ação !!!! Corte um pão ciabatta ao meio, regue com azeite, disponha algumas fatias de lombinho e umas colheradas de molho. Para acompanhar, que tal uma tacinha de vinho? Afinal, hoje sexta feira, os amigos estão reunidos e a comida está uma delícia!!!  Aproveite o momento ao som de Mario Biondi &Duke Orkestra Live – “Close to You” http://www.youtube.com/watch?v=KcXAbs3EXDs

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta