Saladinha de risoni | Blog da Anette

Saladinha de risoni

rissoni com legumes 014

Como não se apaixonar pelo risoni? Um macarrãozinho com formato de arroz que na Itália é conhecido como  pasta a riso ou simplesmente risi.

A massa é muito utilizada para sopinhas para as crianças, mas, não demorou  pra que, os marmanjos de plantão se renderam ao discreto charme do formato delicado e da textura macia.

Assim, surgiram diversas receitas com o arroz de mentirinha: risottos, saladinhas, bolinhos. Todos igualmente deliciosos e receptivos aos mais diversos ingredientes.

O maior desafio para preparar o risoni é o ponto de cozimento, que obrigatoriamente deve ser al dente. Se passar do ponto ele vira uma bolota de massa que não vai fazer bonito na hora da refeição.

Agora, muita atenção. Vamos desvendar um segredo de cozinha para preparar a saladinha de risoni. Cozinhe a massa seguindo as instruções do fabricante, escorra e coloque o escorredor dentro de uma bacia com água e gêlo. Escorra novamente e regue com azeite antes de juntar os demais ingredientes. O choque térmico inibe o processo de cocção e garante um risoni perfeito.

Saladinha de risoni

Ingredientes

200g de risoni cozido

1 xícara de vagem cozida

1 xícara de abobrinha cozida ( só a casca )

1 xícara de cenoura cozida

½ xícara de passas

Prepare assim: Cozinhe o risoni seguindo as dicas acima e reserve. Os demais ingredientes são cozidos al dente e devem ser cortados em tamanho pequeno para ficar proporcional ao risoni. Tempere com sal e salsinha picada. Finalize com azeite.

Os tomatinhos são do meu jardim, lindos, não?

 

Tags: , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta