Saladinha de quinua | Blog da Anette

Saladinha de quinua

polenta, 036

Um simples grão que poderia passar despercebido na prateleira do supermercado. Mas, não foi assim. Foi amor à primeira vista.  Só faltou uma trilha sonora bem romântica para assinalar o encontro. Não sei se foi a linda embalagem ( uma caixinha verde e branca com uma hortinha colorida ) ou o barulho dos grãos sacudindo lá dentro. Ou a curiosidade pelo sabor. E a surpresa ao descobrir que depois do cozimento surge uma pontinha branca. A verdade é que fiquei fã. O grão de sabor delicado substitui o arroz. É perfeito para fazer pão, sopinha , suco e tudo mais que a sua imaginação puder inventar.

Desde que chegou às terras brasileiras a quinua vem conquistando espaço em restaurantes, lojas de produtos naturais e no coração dos nutricionistas. A quinua é considerada um alimento funcional e incluí-la no cardápio seria também uma maneira de combater a obesidade. O grão possui equilíbrio perfeito entre vários tipos de proteínas, que, juntos, oferecem quase toda sorte de matéria-prima de que o organismo precisa. A quinua agrega a lisina e a metionina, aminoácidos encontrados na dupla arroz com feijão – famosos por serem uma espécie de combinação perfeita e produzirem a sensação de saciedade, tão importante para quem vive em dieta.

A listinha de benefícios não para por ai. A quinua possui alta concentração de zinco, cálcio e ferro – esse último, um grande aliado no combate dos casos de anemia.

É sempre bom lembrar que tudo isso só “ funciona “ se a ingestão de quinua for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física . No melhor estilo – um por todos e todos por um !!!

revista-saude-beneficios-quinua

Aos ingredientes !!!!

50g de quinua em grãos cruas (ela rende muito depois de cozida)

6 damascos picadinhos

½ pimentão vermelho cortado em cubinhos

Ciboulette picadinha a gosto

½ xícaras de nozes picadas

Azeite extra virgem

Uma pitadinha de sal

2 dentes de alho amassados

1 cebola pequena ralada

Prepare assim

Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a quinua e mexa bem. Cozinhe com a panela tampada, até ficar sequinho. A quinua cozinha muito depressa. Qualquer descuido e adeus saladinha. Retire da panela, coloque em uma saladeira e deixe esfriar. Junte os damascos, o pimentão vermelho, as nozes e a ciboulette. Tempere com sal, regue com azeite e mantenha na geladeira. Sirva com uma bela posta de peixe. Receita de felicidade!!

Para os curiosos de plantão:

Ciboulette ou cebolinha francesa – prima rica da cebolinha verde que normalmente usamos na nossa comida. A ciboulette é bem fininha, possui sabor delicado, é verde escura e facilmente encontrada nas feirinhas orgânicas. Os chefs adoram decorar pratos com ciboulette. Fica muito bonitinho, mesmo!!

Foto quinua na colher – Revista Saúde

Tags: , , , , , , ,

1 Comentário to “Saladinha de quinua”

  1. Essa vou executar! Não vou só apreciar…

Deixe uma resposta