Salada de vagens, favas e anchovas | Blog da Anette

Salada de vagens, favas e anchovas

salada de favas com vagem 007

Quem gosta de comer já ouviu falar da dieta Mediterrânea. Que não é uma dieta no sentido estrito da palavra. Não é para emagrecer, também não é para engordar. É, antes de tudo, uma dieta no sentido etimológico da palavra, significando modo de vida, “conjunto dos hábitos do corpo e do espírito”, segundo os gregos.

O modelo da dieta mediterrânica é baseado na alimentação dos habitantes de sete países próximos à região do Mar Mediterrâneo. O cenário já é inspirador.  Estudos médicos apontam que os adeptos da dieta Mediterrânea possuem uma expectativa de vida maior e uma baixa incidência de problemas coronários.

O que difere a dieta Mediterrânea das demais é a simplicidade no preparo dos pratos. Ingredientes frescos, da estação, grãos integrais, pouca carne vermelha, muito azeite, alho, cebola e ausência de alimentos industrializados. É saborosa, compatível com a vida social, não obriga a pesagens nem contagem de calorias. Perfeita para quem almoça em restaurante ou prefere cozinhar a própria comida.

Dieta mediterrânea: para mangiare com saúde.

Dividida por porções, a quantidade dos alimentos corresponde às necessidades semanais. Para facilitar      na hora de ir ao supermercado, apresentamos o peso equivalente para cada “quantidade de bem-estar” (QB).

 

Vai rolar uma receitinha bem mediterrânea para iluminar a semana que começa.

Anote os ingredientes

200g de favas – um tipo de feijão branco, com grãos bem grandes. Pode ser consumida fresca, bem verdinha, ou seca – branca. Sempre uma delícia.  Gosto tanto que até plantei no jardim.

200g de vagens

Anchovas a gosto

Azeite

Baby leaves de beterraba

Prepare assim

Deixe as favas de molho em água por uma noite. Escorra, coloque em uma panela com água e cozinhe al dente. Escorra, regue com azeite e reserve. Escolha vagens bem tenras e finas. Retire as pontinhas, corte ao meio e leve para cozinhar al dente. Escorra, coloque em uma saladeira, junte as favas, as anchovas, levemente “ rasgadas “, as folhinhas de beterraba. Regue com azeite. Sirva com pão integral, ovos cozidos e uma taça de vinho.

Ajudinha: corpoacorpo.uol.com.br/_nutricao-saude/259/artigo178759-2.asp

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