Rosquinha de azeite e erva doce | Blog da Anette

Rosquinha de azeite e erva doce

DSCN6145

Existe um grupo de chefs e amantes das panelas que iniciaram um movimento em favor na utilização do azeite nas mais diferentes receitas.  Hum, seria uma novidade?  Não exatamente, afinal, o azeite é uma de gordura vegetal amplamente utilizada na gastronomia, desde que o mundo é mundo e que alguém descobriu que a prensagem do fruto da oliveira produzia um óleo aromático, saboroso e medicinal. Opa!! Medicinal nos antigamentes. Hoje, o azeite é considerado um alimento funcional.

A iniciativa moderninha é para a preparação de receitas doces, inclusive misturando o azeite com o chocolate. Combinação, no mínimo, inusitada. O tema éi assunto da última edição da revista Gula, que traz na capa um belíssimo bolo com uma cobertura de chocolate absolutamente escandalosa de ver.

Já tive a oportunidade de preparar massa de bolo com azeite e recentemente ganhei um pacotinho de Tarallo, uma rosquinha italiana feita com azeite e erva doce, importada pela La Pastina, para delírio das nossas boquinhas nervosas.

A rosquinha possui sabor neutro e combina com geleias e queijos cremosos. Vai bem com café e até mesmo com uma tacinha de vinho tinto. Só para quem já atingiu a maioridade,ok?
DSCN6150

Se você não tem um amigo carinhoso que lembra de você durante as viagens, o jeito é colocar a mão na massa e preparar as suas rosquinhas de azeite e erva doce. Siga o passo a passo da receita e divirta-se.

Rosquinha de azeite e erva doce

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
25 g de fermento fresco
1 colher de café de açúcar
1 clara
2 colheres de sopa de sementes de erva-doce
Azeite oliva suficiente para dar liga à massa
2 colheres de sopa de café de sal

Prepare assim
Junte a farinha, o fermento desmanchado, o sal e o açúcar. Acrescente aos poucos 300 ml de água morna, começando a misturar com a ponta dos dedos até que o fermento esteja completamente dissolvido. Adicione 1 colher de sopa de azeite e sove a massa. Modele uma bola, pincele com azeite, coloque numa tigela e deixe que cresça por 25 minutos, coberta com um filme plástico. Transfira a massa para a mesa de trabalho, enfarinhada, e sove por mais alguns minutos. Divida a massa em 12 partes iguais e modele cada uma delas como um cordão de cerca de 30 cm de comprimento. Modele as rosquinhas, e arrume no tabuleiro com um pouco de farinha. Dixe crescer por 30 minutos. Pincele com clara e polvilhe com a erva doce e leve para assar a 200ºC por 15 minutos.
Para fazer rosquinhas crocantes, coloque um forma de alumínio com água quente sob o tabuleiro no forno.

Tags: , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta