Risotto de carciofi | Blog da Anette

Risotto de carciofi

DSCN6300

Ainda é primavera e os alimentos da estação, como a alcachofra, estão mais frescos e presentes nos mercados e cardápios.

Originária da região da Sicília , na Itália , a alcachofra tem folhas e fundo carnudos, e pode ser consumida também em conserva. Para mantê-las frescas por até três dias, anote uma dica: mergulhe os caules em água, como é feito com ramalhetes de flores. Depois de cozidas, duram até 24 horas, se conservadas em geladeira.

A alcachofra é uma excelente opção para preparar pratos para vegetarianos, para quem conta calorias ou quer aproveitar os preços mais baixos, devido à maior oferta no mercado. Na hora de comprar, escolha as alcachofras mais pesadas e firmes, com folhas bem presas ao miolo.

Se você nunca preparou alcachofras, não se assuste com elas. É mais fácil do que imagina. Basta cortar as pétalas externa e mais duras com uma tesoura de cozinha. Leve para cozinhar em água e sal até o fundo ficar macio. A maneira mais comum de consumir a alcachofra é retirar as pétalas com as mãos, mergulhar em um molho preparado azeite ou manteiga e temperinhos variados, mas que não comprometam o sabor delicado da alcachofra.

Se sobrar alguma alcachofra prepare um risoto e serva com um molho inspirado no tradicional molho pesto italiano, feito com brotos de beterraba.

DSCN6296

O risoto é facílimo de preparar e você pode acompanhar as instruções do post no link http://parceiros.gazetaonline.com.br/blogdaanette/risotto-de-abobrinha-e-camaroes/. Substitua a abobrinhas por alcachofras cozidas.

Para o molho você vai precisar de um pacote de brotos de beterraba. Aqui, em Vitória, eu compro no Hortifrutti da Praia do Suá. É hidropônico e fica crocante por uns 3 dias, mesmo quando guardo na geladeira.
Corte os talos bem miudinho (utilize as folhas em saladas ou sanduíches). Para uma xícara de talos, junte quatro colheres de sopa de nozes picadinhas, uma colher de sopa de alho porró bem batidinho, sal e azeite. O molho deve ser servido imediatamente sobre o risoto quente. Se sobrar molho, experimente servir em torradas de pão italiano com parmesão ralado. Ah, uma taça de vinho para acompanhar faz o maior sucesso.

Tags: , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta