Risotto de abobrinha e camarões | Blog da Anette

Risotto de abobrinha e camarões

DSCN5992

Para fazer um bom risotto só precisamos de dois ingredientes: um bom caldo e um excelente arroz. Se não tiver, é melhor nem tentar.
Pensando bem, tente. Assim, fica mais fácil entender que fazer um caldo de legumes natural não é perda de tempo e escolher um arroz italiano não é gastar dinheiro à toa é investir no sabor e garantir um risoto delicioso.

Vamos começar pela escolha do arroz. Queridos, sinto muitíssimo, mas tem que ser italiano.

O arbóreo é o mais comum e sem dúvida o mais popular, provavelmente porque se encontra com mais facilidade à venda, étambém o mais barato, o que provavelmente contribui para a sua popularidade. Leva em torno de 18 minutos a cozer.

O grão do arroz carnaroli é ligeiramente menor o arbório. É maia rico em amido e produz risottos mais cremosos. Tem também uma capacidade maior de absorção dos líquidos e dos sabores.

O arroz vialone nano é desconhecido por muitos e relativamente difícil de encontrar, este é considerado o rei dos arrozes, ou melhor, do arroz para risotto. Este arroz nasceu em 1937 através de um cruzamento de duas qualidades, o vialone e o nano. O seu preço afasta facilmente os compradores porém é bastante apreciado por alguns pela cremosidade e pelo tempo de cozedura que é m ias rápido, em torno de 13 minutos.

O caldo natural é uma seleção de alguns legumes cozidos em água e sal. Pelo amor de Santa Panela Velha, nem pense em usar cubos de legumes. São horríveis, com gosto de pé de poltrona velha. Não dá para encarar.

Risotto de abobrinhas e camarões
Para o caldo você precisa de:
1 cenoura
1 cebola
10 folhas de manjericão roxo
1 chuchu
Salsinha
Sal

Ferva 2 litros de água, tempere com sal e junte os legumes picados. Cozinhe por 6 minutos. Abaixe o fogo e acrescente ao arroz sempre que necessário.
Para o risotto

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
1 abobrinha japonesa
400g de queijo parmesão
1 xícara de vinho branco
1 cebola ralada
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite
Sal
400g de camarões ferventados

Prepare assim: Aqueça um pouco de azeite e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue bem. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo de legumes ( quente ) , uma concha de cada vez, sempre mexendo até atingir o ponto de cozimento da sua preferência. O ideal é al dente, cozido, mas resistente a mordida.

Por fim, acrescente a abobrinha ( cozinha só no calor do arroz) e os camarões. Desligue o fogo, acrescente o queijo e a manteiga. Mexa bem, tampe a panela e deixe descansar por tudo e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Cozinhe os camarões com água, colorau, sal e coentro. Ficam mais bonitos e gostosos.

Tags: , , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta