Red velvet | Blog da Anette

Red velvet

DSCN5662

Que a segunda feira seja doce. A dica é o bolinho de chocolate. Só que não!!! É bolinho de beterraba!!! Nada de fazer nariz torto. A Lara, que come de tudo e sem reclamar, comeu e aprovou. Melhor referência impossível.

O nome red velvet, remete a cor e textura de um veludo avermelhado, resultado da reação química do vinagre e do bicabornato no cacau em pó, utilizados na receita.

A receita original leva uma calda de beterraba que dá muito trabalho para fazer. E como a lei do menor esforço impera. É comum ver bolinhos muito vermelhos, resultado da adição de corante artificial para destacar a cor.

Eu não gosto. Sou adepta da cozinha saudável, prefiro a receita dos confeiteiros americanos do período pós-guerra, que utiliza a calda de beterraba. A beterraba tem seus prós e contras nesta receita: deixa a receita mais natural e úmida, porém não destaca tanto o vermelho quanto o corante liquido!

Red velvet

Ingredientes:
11̸2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó natural
½ colher de chá de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
¾ xícara de açúcar refinado
2 ovos
3̸4 de xícara de calda de beterraba
½ colher de sopa de extrato de baunilha
½ xícara de iogurte
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de vinagre branco

Prepare assim:Pré-aqueça o forno a 180°C. Prepare as formas de alumínio ou silicone com as forminhas de papel. Liquidifiqque 3 beterrabas com 2 xícaras de água. Coe e leve ao fogo baixo até reduzir para 3̸4 de xícara. Deixe esfriar antes de usar. Peneire a farinha, o cacau em pó e o sal. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo, adicione os ovos, a calda de beterraba e baunilha e bata mais um pouco. Adicione aos poucos os ingredientes secos, depois o iogurte, o cacau e bata delicadamente. Dilua o bicarbonato de sódio no vinagre em uma tigela pequena e adicione e misture delicadamente na massa. Preencha igualmente as forminhas e leve ao forno por 15 minutos e deixe esfriar.

Tags: , , , , , , ,

2 Comentários to “Red velvet”

  1. Lara vibrando aqui! Apareceu no blog de novo!!
    Beijos de bolo de beterraba!

  2. Estou com saudades e amei as receitinhas, Lara!!

Deixe uma resposta