Ravioli à Portinari | Blog da Anette

Ravioli à Portinari

portinari ultimo 013

Um dia desses, participei de uma reunião na Cidade Alta, no Centro de Vitória. Aproveitei para dar uma passadinha no Palácio Anchieta e conferir a exposição  “Portinari na Coleção Castro Maya” com cerca de 40 obras do pintor brasileiro.

A exposição celebra o reconhecimento a uma amizade antiga entre o pintor Cândido Portinari (1903-1962), um dos maiores nomes da arte brasileira no século XX, e o mecenas e colecionador de obras de arte nacionais Raymundo Ottoni de Castro Maya.

O tempo era curto, entretanto foi suficiente para ficar apaixonada pelas obras expostas. Saí de lá feliz. Em casa, aproveitei para pesquisar um pouco sobre o menino de Brodowski .

Hora da revelação: Sempre que conheço uma pessoa fico imaginando o que ela gosta de comer. Aquela estória de “você é o que você come”. Tento me desvincular de preconceitos do tipo: gordinhos gostam de doces, homens são carnívoros, mulheres magras só comem alface, zens comem comida saudável. Cada pessoa lida de um jeito diferente com a comida e nela expressa seus sentimentos mais profundos, sem perceber. Claro que fiquei imaginando o que Candido Portinari gostava de comer!!  Menino pobre que foi estudar na Itália, Humm!!. Acertei na mosca – macarrão. Perdi no bacalhau. Imaginei que preferisse uma carne ensopada. Jamais poderia imaginar que Portinari gostava de bacalhau com leite de coco e spaghetti ao sugo. Separados, ok!!!

Pensei em homenagear o artista criando um prato que reunisse os dois sabores. Modestamente, criei o Ravióli à Portinari. Massa fininha recheada com creme de bacalhau ao leite de coco e um molho de cubinhos de tomate.

Pedi socorro ao Sérgio e a equipe  D’Itallica Massas para me ajudar com a massa. Caprichei no recheio, montei os ravioli, cortei. Cozinhei em bastante água fervente seguindo à risca a regra nº1 da gastronomia italiana, Escorri, reguei com azeite, montei o prato que ficou lindinho e só não fui para Brodowski porque é muito longe.

Acompanhe a receita do recheio de bacalhau com leite de coco que você pode utilizar para rechear cannelloni ou servir com spaghetti.

Recheio de bacalhau com leite de coco

600g de bacalhau dessalgado cozido e desfiado

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola grande ralada

1 colher de café de colorau

Azeitonas, sal, temperinhos verdes a gosto

200 ml de leite de coco

100 ml de creme de leite integral

Prepare assim

Aqueça o azeite. Junte a cebola e refogue até ficar dourada. Acrescente o bacalhau, o colorau,  leite de coco e o creme de leite.  Cozinhe por alguns minutos até ficar cremoso. Finalize com temperinhos, azeitonas e sal. Prontinho para comer.

Ajudinha: Leda da Premium

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta