Quirera com legumes e calabresa à macedonie | Blog da Anette

Quirera com legumes e calabresa à macedonie

DSCN5713

A quirera ou canjiquinha é uma opção bacaninha para diversificar o cardápio. Na hora da mesa ,nada de preconceitos. Se, a quirera é boa para os pintainhos, é melhor ainda para quem está em busca de uma substituição saudável e livre de glúten.

A quirera é um derivado do milho maduro. Os grãos secos são triturados grosseiramente, dando uma rusticidade expressiva aos pratos preparados com a quirera. É o ingrediente principal de diversos pratos da culinária típica das Minas Gerais e recentemente ganhou lugar cativo no coração, ou seria no estômago, dos mais famosos chefs brasileiros. A quirera ganhou status de ingrediente gourmet, realizando um casamento perfeito com trufas negras, queijos e embutidos italianos. Muito chic, não?

A sugestão é utilizar a quirera em um prato com um jeito de comida da dieta mediterrânea. Azeite, tomates, cebolas, berinjelas e linguiça calabresa. Já sei, você esta com água na boca!! Então, venha para a minha cozinha maravilhosa e aprenda a preparar um trem bom demais para comer.

Quirera com legumes e calabresa à macedoine

Ingredientes

1 xícara de quirera
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande ralada
1 berinjela cortada em cubos ( 0,5 cm )
2 tomates cortados em cubos ( 0,5 cm )
1 cebola roxa grande cortada em cubos ( 0,5 cm )
1 linguiça calabresa defumada cortada em cubos ( 0,5 cm )
Azeite, alecrim e sal

Prepare assim: Deixe a quirera de molho em água por 1 hora. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a quirera escorria e duas xícaras de água. Cozinhe em fogo baixo até ficar macia. Se for necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Separadamente, frite a berinjela, os tomates, a cebola roxa e a linguiça. Reserve. Retorne com os ingredientes para a frigideira na ordem inversa a da fritura. Misture, bem e deixe o tomate cozinhar um pouco. Junte o alecrim, o sal e um pouco de azeite. Em um prato previamente aquecido, coloque uma generosa colherada (pode ser 2 ou 3 colheradas ) de quirera, regue com azeite e cubra com os legumes.

Explicando: macedoine é um tipo de corte de legumes utilizado na alta gastronomia. É um nome metidinho que pode ser substituído por – corte em cubinhos, ok?
Ajudinhas: paninho lindo – presente da Tia Sonia

Tags: , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta