Quiche Margherita | Blog da Anette

Quiche Margherita

quiche margherite 3 003

Se existe uma coisa que me irrita profundamente é quando alguém abre a boca para profetizar:
– Quiche,!???!!! É uma empada sem tampa!!!

 Pronto, compro a briga de cara.

 Vamos lá, empada é empada e quiche é quiche. A massa é diferente, o recheio é diferente, o sabor é diferente.

 O Brasil nem havia sido descoberto e os alemães do reino medieval de Lothringen,  já saboreavam a “ kuchen,”, que em alemão quer dizer torta. A “ kuchen “ era feita com massa de pão, bacon e creme de leite.  Depois de vária guerras a região de Lothrinen foi anexada à França. E como os franceses adoram  fazer biquinho para falar a “ kunchen “ virou quiche e  sinônimo de prato chique. Belo trocadilho gastronômico!!

 A  quiche tradicional, também conhecida como  lorraine,  é uma receita originária de Lorena, região ao nordeste da França. É uma torta de queijo gruyére, coberta com uma mistura de creme de leite,ovos, bacon, pimenta do reino e noz moscada. Somente a quiche que leva estes ingredientes pode ser chamada de lorraine. As outras, nem pensar.!!! São quiches e nada mais. Estas podem ser acrescidas de toda sorte de ingredientes. Uma deliciosa tentação para o nosso paladar. Já comi quiche de tanta coisa e não canso de ser surpreendida com novas combinações.

A sugestão de hoje fica por conta de combinação bem italiana: quiche Margherita: com tomate fresco em cubinhos, ricota esfarelada, parmesão ralado e folhas frescas de manjericão . Simples assim e deliciosa.

 Ingredientes

 Massa:

250 g de farinha de trigo

125 g de manteiga

1 ovo

1 colher de chá de água gelada

1 pitada de sal

 Creme:

 1 xícara de leite

1 xícara de creme de leite fresco

4 ovos

 Recheio:

Tomate picadinho, ricota, parmesão ralado e folhas de manjericão fresco

 Prepare assim

 Massa: Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.  Embrulhe a massa em filme plástico e mantenha na geladeira por 30 minutos.  Abra a massa com o auxílio de um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa ou se preferir utilize formas individuais. Reserve.

 Creme: No liquidificador, bata os ovos, o leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal.

 Montagem: Coloque o recheio  na forma, acrescente o creme e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até ficar levemente dourada.  Retire do forno e sirva. A quiche fica ainda mais bonita se você utilizar a forma canelada Brinox referência– 0302/023.

 A propósito, alguns historiadores garantem que Alfred Hitchcock era apaixonado por quiche lorraine.  Uma pequena lenda surgiu durante a filmagem do filme “ Os pássaros”. Dizem que o consagrado diretor queria uma quiche na mesa da festa de aniversário, mas que a produção não conseguiu chegar a tempo na locação. A quiche foi salva do ataque dos pássaros. Reveja a cena!!!

 

Tags: , , , , , ,

1 Comentário to “Quiche Margherita”

  1. Anette,
    Foi preciso eu me mudar para os EUA para conhecer seu blog!!!
    Pois eh, sou apaixonada por cozinha, e estava fucando o Gazeta On Line quando me deparei com seu blog. Ai, foi amor a primeira vista!!! Adoro cozinhar, e agora estou dando inicio a um servico de catering, e angariando receitas para meu menu, e quando achei seu blog, realmente, foi um delirio!!! Vou montar um blog dos meus caterings, onde publicarei fotos de pratos e receitas, citando, por obvio, as fontes, pois sou respeitadora dos direitos autorais!
    Aguardo suas proximas publicacoes, mas por ora, continuarei fucando seu lindo blog e testando as receitas por aqui!
    Abracos, Maria Paula

Deixe uma resposta