Puré de batata baroa | Blog da Anette

Puré de batata baroa

puré de batata baroa

Uma bela manhã decidi ficar em casa para cuidar de algumas coisas: arrumar umas gavetas, rasgar uma pilha de papéis, guardar roupas e aproveitei para assistir ao programa Bem Estar, na Rede Globo. O assunto era batatas e suas propriedades funcionais. Fiquei sabendo que batata baroa é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou convalescentes. Rica em diversos nutrientes  atua como um revigorante natural. 

Quando eu era pequenina nunca comi batata baroa. Minha mãe não gosta. Ela conta que quando era mocinha acompanhava meu avô Manoel à Friburgo para visitar minha tia Maria, que teve tuberculose e ficou muito tempo internada. Antigamente, acreditavam que os sintomas da doença poderiam melhorar se o paciente morasse  em locais mais frios. As visitas quinzenais incluíam o pernoite em um pequeno hotel onde, na janta, serviam sopa aos hóspedes. Na maioria das vezes a sopa era de batatinha baroa. Minha mãe conta que o cheiro da sopa ficou para sempre associado ao momento tão delicado que meu avô vivia e ao sofrimento da irmã doente.

A imagem negativa tirou a batata baroa do cardápio da minha família. Mas, nada é para sempre e tive a oportunidade de experimentar a batata baroa em dos self service da vida. Fui paixão à primeira garfada. Comia escondido com receio de magoar os sentimentos de mamãe.

Um dia saímos para almoçar e enchi o meu prato de puré de batata baroa. Fato que não passou despercebido aos lindos olhos verdes de minha mãe. Papo vai, papo vem acabei confessando o meu pequeno segredo. Mamãe, e as mães são assim mesmo, compreendeu. Depois de algum tempo ela se propôs a fazer o puré de batata baroa. Em parte para tirar a má impressão, em outra parte para satisfazer ao prazer da filha. Hoje, felizmente, o trauma está  parcialmente superado e batata baroa passei livremente nas nossas refeições. Algumas vezes ela até come um pouquinho, mas no fundo, no fundo , eu sei que ela não gosta. 

Puré de batata baroa

 

Ingredientes

 

500g de batata baroa

 

300 ml de leite

 

2 colheres de sopa de manteiga

 

Prepare assim: Cozinhe a batata com água e sal. Passe no espremedor e retorne para a panela. Acrescente a manteiga e o leite. Se preferir um puré molinho, acrescente mais leite. Prove o sal. Sirva com filet de peixe à role e ervilhas cozidas.

 

Viva com mais sabores e viva muito melhor !!!

Tags: , , , ,

2 Comentários to “Puré de batata baroa”

  1. Aaamo sopa de batata baroa. Na verdade é faço uma sopa tão grossa que fica quase um purê mesmo. Só de falar já sinto o cheirinho,,,,hummm

Deixe uma resposta