Purê de aipim com rolê de carne de porco e ameixa | Blog da Anette

Purê de aipim com rolê de carne de porco e ameixa

purê de aipim 004

Lenda do folclore brasileiro sobre a origem da mandioca

“ Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se:

- Como é branquinha esta criança!

Chamaram-na de Mani. Comia pouco e pouco bebia.Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, Mani não se levantou da rede. O Pajé deu ervas e bebidas à menina. Mani sorria, muito doente, mas sem dores.E sorrindo Mani morreu.

Os pais enterraram-na dentro da própria oca e regaram a sua cova com água, como era costume dos índios tupis, mas também com muitas lágrimas de saudade.

Um dia, perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa. A plantinha desconhecida crescia depressa.

Poucas luas se passaram e ela estava alta, com um caule forte que até fazia a terra rachar ao redor.

- Vamos cavar? – comentou a mãe de Mani.

Cavaram um pouco e, à flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que dão aos indiozinhos. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani.

- Vamos chamá-la de Mani-oca. – resolveram os índios.

Transformaram a planta em alimento. “

Aqui na região sudeste, costumamos chamar a mandioca de aipim, que é consumido depois de descascado e cozido em água e sal.

O aipim não contém glúten e essa característica possibilita o seu consumo por que tem intolerância à proteína ou simplesmente prefere abrir mão do consumo para garantir boa forma. Mas, não se deixe enganar pelos encantos do aipim. O alimento é altamente calórico.

Para fazer o purê de aipim, cozinhe 1 kg da raiz previamente descascada. Passe no espremedor, retorne à panela e acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e leite suficiente para dar a consistência desejada. Tempere com sal. Sirva com filezinho de suíno recheado com ameixas e couve. A carne de porco combina com o sabor docinho da ameixa, além de criar um contraste de texturas proporcionando uma experiência gustativa bem diferente.

Agora responda. Quem não gosta de aipim? 

purê de aipim 005

Ajudinha:
Alimentos Cepêra
Lenda sobre a origem da mandioca p retirei de um site sobre educação infantil, mas infelizmente não guardei o registro. De qualquer forma, agradeço ao autor.

Tags: , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta