Polenta e frango ensopado com quiabo | Blog da Anette

Polenta e frango ensopado com quiabo

polenta, 085

Tem dias que a gente acorda meio carente, meio desencantado. Acorda querendo colo, cafuné, abraço apertado.  Para esses momentos, nada melhor do que uma comidinha bem caprichada. Aquelas comidinhas da casa da avó, da tia velhinha. Comida feita com tempero, caldinho e muito amor. Comida que fica horas cozinhando no fogo. Comida com os sabores da infância e dos momentos mais prazerosos da nossa vida. Mingau, purê, sopinha, bolinho de arroz.  Cada um tem sua listinha particular, uma vez que a escolha depende do passado e da memória gustativa de cada um.

A comida carinho é uma tendência na área de alimentação e recebe o nome de confort food.  Ingredientes frescos e saudáveis aliados ao cuidado durante o preparo do alimento garantem momentos de puro deleite. Vale lembrar que simplicidade é palavra de ordem.

Chegar em casa e encontrar uma comidinha caseira prontinha é um luxo, que só se supera quando você se arrisca em incursões pela cozinha e consegue a façanha de reproduzir, com todo seu talento, o gostinho ímpar da comida da sua infância.

Quem já tentou sabe muito bem como acontece. Você junta um pouquinho de sal. Humm!!! Parece que falta alguma coisa. Liga para a mãe pedindo explicações. Acrescenta mais alho, mais cebola. De repente, a mágica acontece. O mesmo sabor, o mesmo cheirinho, a mesma emoção.

A minha comida afetiva não poderia ser outra senão a polenta. Durinha, de colocar na tábua e cortar com a linha enrolada nos dedos, acompanhada com frango ensopado com quiabo.

Meu pai batia a polenta, que levava horas cozinhando. Minha mãe cuidava do frango ensopado. Eu ficava por perto, experimentando, chorando com o cheiro da cebola batida na tábua, sentindo o calorão da cozinha, desfrutando de momentos inesquecíveis. Um tempo só nosso, intocável. Simples assim, como a vida deveria ser.

Então, vamos lá? Direto para a cozinha preparar a polenta com frango ensopado com quiabo. Troquei os pedaços de frango com osso pelo filé de peito cortado em cubos. Não é a mesma coisa, mas é mais saudável e menos trabalhoso. Garanto que fica uma delícia.

Frango ensopado com quiabo

800g de filé de  peito de frango cortado em cubos

suco de meio limão

500g  de quiabo – escolha os menores

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola bem picadinha

1 tomate sem pele e sem sementes, picado

1 colherinha de café de colorau

Prepare assim

Em uma bacia funda, coloque o frango e regue o com suco de limão. Reserve. Lave e escorra os quiabos. Segue com papel toalha e corte em pedaços com cerca de 2 cm. Em uma panela, aqueça o  de azeite, junte o colorau, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente os cubos de frango. Deixe fritar até ficar dourado. Acrescente o tomate, um pouco de água e deixe cozinhar em fogo baixo, para a carne ficar macia e formar um caldinho encorpado. Junte os quiabos e reze para não ficar babento.

Polenta  -   Numa panela, coloque 4 xícaras de água, uma colher de café de sal, 1 colher de sopa de azeite ou manteiga. Quando levantar fervura,  junte 1 xícara de fubá aos poucos, mexendo delicadamente para não empelotar. Cozinhe em fogo brando, sempre mexendo. Deixe cozinhar até adquirir consistência firme e aparecer o fundo da panela. Desligue o fogo e despeje a polenta, ainda bem quente, numa travessa untada com azeite.

Agora é só colocar no prato e ser feliz!!!!

Tags: , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta