Peito de peru ao molho cítrico | Blog da Anette

Peito de peru ao molho cítrico

bala de leite 2 001

A Folia de Reis é um folguedo, uma brincadeira que encanta crianças e adultos, a música ritmada é contagiante e faz todo mundo dançar. Alguns historiadores relatam que a Folia de Reis surgiu em Portugal, por volta do século XIX.  A festa católica foi instituída para homenagear os Reis Magos no dia da visita ao Menino Santo ( 6 de janeiro ), logo ganhou o gosto popular.

 No Espírito Santo, minha terrinha natal, existe diversos grupos de Folia de Reis. Quando eu era pequena, morria de medo do Palhaço, com suas roupas coloridas e máscara de cara de bicho. Ele é responsável por abrir passagem para a Folia e representa o mal, o império que quer matar Jesus. Na folia, o palhaço dança e canta versos pedindo dinheiro no final, e quem não dá nenhuma moedinha é amaldiçoado por ele. Os músicos representam os Reis Magos que comemoram o nascimento de Jesus.

 A Folia de Reis percorre as casas nas cidades do interior e é recebida com lanches, almoços e jantares, oferecidos pelos donos das casas. A festa só termina depois da visita à última casa. Exaustos, mas felizes, todos retornam para suas casas sonhando com a  próxima Folia.

 Este ano, o dia de Reis cai na segunda feira, assim, decidi antecipar o tradicional almoço de Dia de Reis. Eu tenho certeza que nenhum grupo de Folia de Reis vai irromper casa a dentro. Amigos, sobrinhos, irmão e cunhada são, sempre, bem vindos.

A data é festiva merece um almoço caprichado – Peito de peru ao molho cítrico com arroz branco.

 Anote os ingredientes:

 1 Peru Perdigão

1 cebola ralada

3 dentes de alho amassados

1 laranja ( azeda )

1 limão Taiti

1 limão siciliano

 Prepare assim: Descongele e asse o peru de acordo com as instruções da embalagem. Quando for colocar na assadeira acrescente a cebola ralada, o alho amassado e o suco de uma laranja. Depois de assado, retire da assadeira, separe o peito ecoloque em uma travessa bonita e reserve. Coe o molho que ficou na assadeira, coloque em uma panela, leve ao fogo e acrescente o suco dos dois limões. Deixe cozinhar para apurar. Decore o peru com rodelas de laranja, limão Taiti e siciliano. Sirva o molho na molheira. Acompanhe com arroz branco soltinho.

 Bom apetite !!!!

 Ajudinha:

Catherine Ferreira Chef Consultora Sadia/Perdigão

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta