Pavê Maravilha de Abacaxi | Blog da Anette

Pavê Maravilha de Abacaxi

DSCN6185

Sobremesas refrescantes combinam com a primavera. Especialmente quando falamos de pavê.
Não há quem não conheça, não há quem já não tenha comido, e provavelmente não há uma família que não tenha uma receita de pavê com o sobrenome da tia que deu a receita, pode procurar nos cadernos velhos de receita o pavê da tia Lelé, por exemplo.

De origem francesa o doce gelado montado em camadas agrada aos mais diversos paladares. Há quem diga que o seu nome vem de ‘piso’ ou ‘pavimento’ porque o doce é montado em camadas, assim como na construção civil.

Caco Antibes, personagem de Miguel Falabela no programa Sai de baixo, sempre falava do pavê. É verdade que falava mal, descrevia como sendo doce de pobre, que era só montar camadas de creme e biscoito, creme e biscoito e acabar com creme, segundo ele qualquer dona de casa sabia fazer pavê, lembram disso?

Preconceitos à parte, o pavê é sempre bem vindo. A combinação de abacaxi com hortelã já é consagrada e agrada nos dias de muito calor. Transferir a dupla de sucesso para o pavê foi tarefa fácil e extremamente prazerosa.

Para finalizar, não custa nada lembrar da piadinha infame: “é pavê ou é pacomê?”

Anote os ingredientes

1 lata de abacaxi em calda – escorrido e cortado em cubinhos
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
2 gemas
1 lata de creme de leite – gelado e sem soro
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 pacote de biscoito tipo champagne
Folhinhas de hortelã cortadas bem fininhas

DSCN6175

Prepare assim: Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas. Leve para cozinhar em fogo baixo até obter um creme levemente encorpado. Do da panela. Mexa sem para evitar de pegar no fundo da panela. Reserve. Em um refratário, coloque o abacaxi picado e polvilhe com as folhinhas de hortelã. Monte uma camada de biscoitos champagne, previamente umedecidos na calda do abacaxi. Por cima espalhe o creme. Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até incorporar. Retire da batedeira e acrescente o creme de leite sem soro, misturando delicadamente para não diminuir o volume das claras. Espalhe sobre o creme de leite condensado, cubra com filme plástico e mantenha na geladeira até hora de servir. Se preferir, utilize tacinhas individuais para montar a sobremesa. Fica bem charmoso, com cara de roupa de festa
Ajudinha

http://ronaldorossi.com.br/blog/tag/historia-do-pave/

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta