Parpadelle com cogumelo salmão | Blog da Anette

Parpadelle com cogumelo salmão

DSCN3998

Quem gosta de cozinhar adora novidades do mundo gastronômico. Pode ser um temperinho, uma tranqueirinha para descascar, perfurar. Uma forminha colorida é suficiente para nos deixar com um sorrisão que não tem preço.

Bom, já dá para imaginar a minha alegria quando recebi o Sedex com os kits para cultivo caseiro de cogumelos. Hum, é melhor esclarecer com a estória começou:

Desde sempre os cogumelos despertam a minha curiosidade. Quando era menina, adorava catar cogumelos no pasto, dá para imaginar onde eles brotavam, não é? A sabedoria das pessoas simples lá do Acary, em Aracruz, garantia que o Saci morava embaixo do cogumelo. Procurei exaustivamente pelo meu Saci particular e nada. Perdi a conta de quanto tempo gastei e quantos cogumelos eu esfarelei entre os dedos para satisfazer um capricho na minha meninice.

Nos livros infantis, os jardins das fadas e as florestas são repletos de cogumelos vermelhos de bolinhas brancas, tão lindinhos! Quantos eu desenhei, reproduzindo em lápis de cor a forma abaulada e as bolinhas, sem saber que na verdade eles eram venenosos e não tinham nada da inocência que eu visualizava?

Durante um bom um tempo era chique comer strogonoff, um dos primeiros pratos que cozinhei com sucesso, e o ingrediente principal – champignons em conserva. É bom esclarecer que lá em casa só eu gostava do champignon. Três quartos da panela eram feitos com palmito e somente um quarto com champignon.

Isaura Caliari, minha professora de Gastronomia, me apresentou aos cogumelos frescos. Uma grande novidade para a minha cozinha. Hoje, é fácil encontrar cogumelos frescos de diversas cores, forma e sabor. Os preços não são muito convidativos, algumas vezes pesam no bolso.

Mas, nunquinha na minha vida havia pensado na possibilidade de cultivar cogumelos. Vem daí, a minha alegria em abrir a caixa de Sedex, lá do começo da estória.

Uma bela noite, vasculhando sites e blogs, encontrei um post sobre a Cogubras. Uma empresa 100% brasileira, criada por pesquisadores apaixonados por cogumelos. Eles decidiram compartilhar a diversão de cultivar cogumelos, criamos o Cogoo, um kit de cultivo incrível. O kit é uma caixinha de papelão (linda), dentro tem um composto que lembra serragem misturada com palha de milho e as sementinhas invisíveis aos nossos olhos leigos. Basta borrifar com água duas a três vezes por dia para acompanhar, em sua casa, o desenvolvimento de cogumelos comestíveis e ornamentais. As variedades comestíveis são cuidadosamente selecionadas. Lindos e saborosos, crescem em alguns dias proporcionando um espetáculo que dificilmente poderíamos acompanhar na natureza.

Recebi kits de shimeji branco, ostra marrom, ostra branco e cogumelo salmão. O último é lindo e perfumado e foi escolhido para lembrar a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama – o Outubro Rosa. Afinal, o Blog não poderia ficar fora de uma iniciativa que pode salvar vidas.

Vai rolar a receita de parpadelle com cogumelo salmão.

Anote os ingredientes

1 kit Cogoo de cogumelo salmão
200g de parpadelle
Azeite
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal
Prepare assim: adquira o seu kit Cogoo no link http://cogubras.com.br/onde-comprar/. Espere alguns dias. Receba o seu Sedex. Siga as instruções do kit e comece logo a umidificar. Não se esqueça de cortar o plástico que aparece no visor. Espere mais alguns dias. Nada de roer as unhas de tanta ansiedade. Logo começa a surgir uma pontinha cor de rosa, parecendo um dedo de bebê. Aguarde pelo espetáculo. Algumas noites eu levantava da cama duas ou três vezes, só para acompanhar o crescimento. Na hora da colheita, fiquei com o coração pequeno. O cogumelo salmão é levemente perfumado e tem sabor delicado. Cozinhe o parpadelle al dente. Escorra, regue com azeite e reserve. Corte (que pena!!!) o cogumelo salmão em tiras, passe ligeiramente no azeite aquecido junto com a manteiga e misture ao macarrão. Sirva quente com uma taça de espumante rosé.

Acompanhe algumas etapas do crescimento do meu cogumelo salmão.

DSCN3781 Caixa e borrifador

DSCN3787 Começou a crescer!!!!

DSCN3808 Impossível resistir. Será que vai crescer mais?

DSCN3834

DSCN3895 Olhando por baixo.

DSCN3924 Buáá!!! hora da colheita

DSCN3935

Ajudinha:
cogubras.com.br

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta