Para dizer que não falei das bruxas !!! | Blog da Anette

Para dizer que não falei das bruxas !!!

DSCN6353

Ao contrário das assustadoras bruxas que povoavam os livros de  estórias, filmes e afins, a bruxa da minha infância era muito boazinha e atrapalhada. Minha mãe, sempre contava estórias da bruxa Meméia, que dava uma gargalhada muito estridente ao final de cada aventura , quase sempre malsucedida.

Meméia seguia o modelito convencional das bruxas: vestido preto esfarrapado e meio sujo, cabelos brancos, longos e desgrenhados, escondidos por chapéu de feltro enorme com uma fivela vermelha e uma aranha pendurada na pontinha, dentes acavalados e olhos verdes. Para completar o visual fashion, meias listradas e um par de botas pretas.

Além dos atributos físicos, tinha um caráter duvidoso, sempre tentando levar vantagem e surrupiar coisas alheias. Morava em uma casinha com telhado de palha, possuía uma vassoura voadora e um caldeirão onde permanentemente fervia uma poção cor de lodo esverdeado. O pet da Meméia era uma coruja muito sábia e irônica.

Resumindo: Meméia era um fofa. Uma amiga querida que ensinava que não devia contar mentiras, reclamar de coisas pequenas, respeitar pai e mãe e outras cositas que todas as crianças deveriam aprender.

Para homenagear a Meméia e outras bruxinhas que voam por aí em suas vassouras ou preparando poções, resolvi preparar um risotto de camarões com abóbora cabotiá. A cobotiá é bem consistente, possui um sabor delicado. Vale à pena experimentar.

Anote os ingredientes

1kg de camarões ( Anette, da próxima vez, não seja tão pão dura e compre uns camarões grandes, ok? – observação da D. Mariazinha)
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 maço de coentro ( só as folhas picadinhas )
Colorau ou urucum, azeite e sal
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola ralada
Azeite e sal
½ taça de vinho branco
1 ½ l de caldo de legumes ( usei caldo de camarão )
1 colher de sopa de manteiga gelada
2 colher de sopa de grana padano
2 xícara de abóbora cabotiá cortada em cubos

Prepare assim:
Refogue a cebola e o alho no azeite, junte os camarões e o colorau. Tampe a panela e cozinhe por 2 minutos. Apague o fogo, junte o coentro, tampe e reserve.
Refogue a cebola no azeite, até ficar murcha. Junte o arroz, misture bem, adicione o vinho e mexa até evaporar Junte o caldo de legumes fervente aos poucos, mexendo sempre. Sempre que secar, acrescente mais caldo, até cozinhar o arroz. Junte a abóbora e o camarão e finalize o cozimento. O arroz deve ficar al dente. Desligue o fogo, junte a manteiga e o grana padano, misture bem. Tampe a panela e aguarde 5 minutos antes de servir regado com azeite e polvilhado com coentro.

Ajudinda:

Bruxinha – presente da minha Dinda

 

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta