Pão de triguilho | Blog da Anette

Pão de triguilho

pão de triguilho 2 012

Perambular por feirinhas faz parte da minha rotina em busca de novidades para as minhas receitas. As feirinhas orgânicas são as minhas favoritas. Sou apaixonada por vegetais cultivados sem agrotóxicos.  Não me incomodo com o fato de serem pequenos, retorcidos e bem distantes do padrão de beleza das verduras expostas em gôndolas de supermercados.

Gosto , especialmente de conversar com os produtores/feirantes. Uma gente animada que acredita na força da terra, na valorização da mão de obra e que encontrou na agricultura familiar um vetor de trabalho e promoção social. Me encanta, como dizem os “ hermanos” ,  ver pais e filhos trabalhando juntos, desde a lavoura , até a montagem de barracas e a comercialização.

São eles que trazem as flores orgânicas que fazem meus olhos brilharem, as saborosas baby alcachofras, as ervilhas e os aspargos fresquinhos, que minha amiga Clemilda,  médica homeopata, adora comer cru, enquanto faz as suas compras.

É impossível resistir aos apelos das comidinhas: puína, brote, bolo de casca de banana, biscoitinhos, bolo de aipim e os pães orgânicos variados produzidos pelas mãos habilidosas da Gegê da feirinha do Barro Vermelho.

Até bem pouco tempo, fazia a minha peregrinação, somente para comprar os pães da Gegê, principalmente o de triguilho – meu favorito. Até que em dos meus intermináveis bate-papinhos, descobri que ela mora a três quarteirões da minha casa.  Felicidade completa. Compro meu pão fresquinho na sexta-feira e durmo sonhando com anjinhos orgânicos.

A receita do pão de triguilho da Gegê é segredo total. Acho que esta guardada nos arquivos secretos do Vaticano.  Encontrei  uma receita em um dos meus livros, testei, aprovei, mas não chega perto do sabor e da textura do pão da Gegê.

Pão de Triguilho

Ingredientes


2 xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 kg de farinha de trigo
3 xícaras de triguilho hidratado 

Prepare assim: Coloque o triguilho de molho meia hora antes de preparar o pão. Dissolva o fermento de pão com o açúcar em uma xícara de água morna. Acrescente o óleo, o sal, o triguilho espremido e a farinha de trigo. Amasse bem, vá acrescentando o restante da água morna, até que a massa solte completamente das mãos. Amasse bastante e deixe descansar por cerca de meia hora. Após o tempo de descanso, amasse levemente e modele os pães ne leve para assar por 30 minutos. 

Sirva com um paté bem gostosinho com ricota amassada, folhas de erva doce e cubinhos de laranja. Tempere com sal e azeite.

Ajudinha: o pão da foto é da Gegê e você encontra na feirinha de produtos orgânicos do Barro Vermelho, em Vitória, sempre aos sábados.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta