Pão caseiro | Blog da Anette

Pão caseiro

pão 01.10 023

É difícil resistir aos encantos de um pão caseiro. Um cheirinho, uma textura, um sabor, um carinho. Um verdadeiro luxo nos nossos dias hiper, mega atribulados.

Fazer pão em casa parece coisa do século passado. Uma trabalheira. Bate a massa, espera o fermento ativar. Bate de novo. Espera de novo. Leva para o forno. Consulta avó, tia e ninguém quer revelar o segredo do pão fofinho que desmancha na boca. Nem pense em desistir. Afinal, você também é brasileiro!!!

Para dar uma incrementada na receita tradicional vamos acrescentar um ingrediente mais moderninho – o leite condensado e pedir ajuda ao nosso companheiro das horas difíceis – São Liquidificador – aquele que nunca te abandona . Ficou animadinho. Acredite, essa receita sempre dá certo. Mãos à massa!!!

Anote os ingredientes

4 ovos

2 envelopes  de fermento biológico fresco

1 lata de leite condensado

1 lata de óleo (use a lata do leite condensado como medida)

1 lata de água morna (use a do leite condensado como medida)

Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo peneirada

Prepare assim

No liquidificador, bata os 5 primeiros ingredientes por cinco minutos. Despeje em uma vasilha grande e acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos, mexendo com uma espátula. Passe a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e acrescente mais farinha, sovando a massa até ela soltar das mãos. Faça uma bola com a massa e deixe descansar coberta com um pano de prato por aproximadamente 40 minutos, ou até dobrar de volume Divida a massa em 4 partes, abra a massa com auxílio de um rolo, modele os pães como preferir, coloque em forma somente enfarinhada, não precisa untar a forma. Deixe crescer novamente por 30 minutos. Asse em forno médio (180°), até os pães ficarem dourados. Desenforme ainda quente e pode atacar, afinal, ninguém resiste a uma boa fatia de pão quentinho. Capriche na manteiga !!!!

Para refletir enquanto o pão está no forno.

“ nesta noite

como muitas sem amante

vou fazer pão

afundando o nó dos meus dedos

na massa macia”

Haikai de Patricia Donegan

O pano de prato lindinho foi confeccionado pelas voluntárias do Bazar do Instituto Louis Braille, que acontece no dia 31 de outubro, no Centro da Praia Shopping. Espero você lá!!!!!

Tags: , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta