Panna Cotta | Blog da Anette

Panna Cotta

panna cotta 2 012Sobremesa tradicional italiana em que “panna” quer dizer creme e “cotta” cozida.  A delícia é feita com creme de leite fresco, açúcar, gelatina e aromatizada com baunilha. É uma sobremesa muito simples e é servida com geleia, compota ou frutas frescas.

Apesar de a panna cotta ser considerada uma criação genuína do Piemonte, especula-se que tenha sido, na verdade, inventada por uma senhora húngara que vivia na região pelos primórdios do século XX. A panna cotta disputa com o tiramisú o posto de sobremesa favorita dos italianos. Um dos motivos desse sucesso todo está na sua “mordida” incrivelmente macia e sedosa, que faz com que uma colherada derreta instantaneamente na boca. Bom, isso é o que se espera. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas insiste em colocar uma quantidade absurda de gelatina e o resultado é um creme duro, sem graça, que não aguça a gula de ninguém. É melhor nem experimentar. Deixe para algum incauto que não sabe que a verdadeira panna cotta não deve ser desenformada para garantir a cremosidade na dose exata.

Quando eu vi aquelas cerejas lindas no supermercado,  só pensei na panna cotta. As cerejas são uma raridade aqui em Vitória, só no Natal elas aparecem, então é melhor aproveitar. A combinação é perfeita. O creme não é muito doce e o resultado é refrescante.

cerejas 002

Espero  que você goste. Jó étvágyat! (bom apetite) – diria a senhora húngara!!!

Anote os ingredientes:

500 ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de açúcar

1 fava de baunilha

1 colher de sopa de rum
3g de gelatina em pó

 Prepare assim: Corte a fava de baunilha na metade e raspe-a com uma faca para retirar as sementes. Leve, então, ao fogo o creme de leite, o açúcar e a baunilha em fava. Acrescente a gelatina hidratada no creme ainda quente.Disponha-o em taças individuais e leve-as à geladeira por duas horas. Sirva com calda de frutas, geleia ou frutas frescas.

 Ajudinhas:

Forma canelada par quiches tortas  Brinox ref.: 0302/023

Baunilha – Temperos e & Artes – produtos artesanais

Taça de champagne de antigamente – do baú sem fundo de Mamy’s. Só restam duas, de um jogo completo que ela ganhou de presente de casamento. Melhor não publicar a data.

http://www.bemsimples.com/br/receitas – Marina Hernandez

http://opatoempratado.blogspot.com.br/2013/01/

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta