Paninazzo al formaggio | Blog da Anette

Paninazzo al formaggio

DSCN5827

Super paninazzo de queijo: perfeito para as horas que dá uma vontade louca de comer alguma coisa bem engordativa, cheia de carboidratos e gorduras. Não é apenas, bom, é lascivo! Há um risco real de que se torne o seu (nosso) sanduíche favorito!

O paninazzo é mais invencionice italiana, uma derivação do panini. Só que em tamanho muuuuito maior, oferecendo mais chances de voce se apaixonar.
Você vai precisar de um pão italiano dormido cortado no sentido horizontal. Esta é a parte complicada da receita. Não foi fácil conseguir uma padaria que cortasse o pão do jeitinho que eu queria. Depois de algumas tentativas frustradas, consegui, com a ajuda preciosa das atendentes da Padaria Monte Líbano de Santa Lúcia.

Deixei as rodelas de pão descansando por uns dois dias dentro do armário. Fiquei vigiando o pão. Parecia a bruxa da estória de João e Maria. Conferia a textura do pão umas três ou quatro vezes por dia. Finalmente chegou a hora e o resultado foi surpreendente. Indescritível sabor com uma mistura de diversos tipos de queijo derretido. O danado do paninazzo clama o acompanhamento de uma taça de vinho

Paninazzo al formaggio

Ingredientes

1 pão italiano cortado no sentido horizontal (deu 6 fatias – desprezei a última por ser muito cascuda e a primeira por ser disforme)
4 ovos
1 xícara de leite
Farinha de trigo
Sal
Azeite e manteiga
Queijo muçarela, provolone, gorgonzola, presunto, rodelas de calabresa defumada – aceito sugestões

Prepare assim: Misture o leite aos ovos ligeiramente batidos, tempere com sal. Passe os dois lados fatia de pão na mistura (não pode ficar encharcado) e depois na farinha de trigo. Frite em azeite e manteiga. Deixe dourar dos dois lados. Transfira para um tabuleiro. Frite as fatias restantes e acomode no tabuleiro (usei dois tabuleiros – as fatias ficam bem grandes). Cubra as fatias com queijo e outras delicinhas. Não pode faltar muçarela. Também usei o provolone e muito manjericão fresco. Leve os tabuleiro ao forno preaquecido para derreter os queijos. Retire do forno e remonte o pão, colocando as fatias um em cima da outra. Regue com azeite e sirva imediatamente. Meu amigo, eu garanto, você vai enlouquecer com o paninazzo e vai lamentar não ter comprado dois pães italianos.

Tags: , , , , , , , , ,

2 Comentários to “Paninazzo al formaggio”

  1. Já sabe o que eu vou dizer, né? N-ã-o m-e c-o-n-f-o-r-m-o com a muçarela com cedilha!!! Ainda que esteja no dicionário, me revolta tanto quando “o yôga”!…

Deixe uma resposta