Moqueca de banana da terra | Blog da Anette

Moqueca de banana da terra

moqueca de banana da terra 012

Obra prima da culinária capixaba, a moqueca de banana da terra tem lugar cativo no meu coração. Quase toda semana eu como moqueca de banana da terra, que tradicionalmente é feita com a banana de vez, ainda inchada, mas prefiro com bananas maduras. A moqueca fica levemente adocicada contrastando com a acidez do tomate.

A moqueca de banana da terra é um dos acompanhamentos da moqueca capixaba. Meu pai gostava de comer a moqueca de banana da terra com um ovo pochê, feito no próprio caldinho da moqueca. Fica uma delícia! Algumas vezes, ele voltava de uma pescaria e trazia uns camarões graúdos que iam direto para a panela de moqueca de banana. Banquete dos deuses. Um sabor inesquecível que tento reproduzir com camarões da peixaria que não tem o frescor dos camarões naturais do rio Piraquê-açú, lá em Aracruz. 

Na foto, a moqueca ficou sem caldinho, mas eu caprichei tanto na produção que acabei esquecendo. Quando percebi, já havia almoçado a moqueca. Fico devendo, tá?

Moqueca de banana da terra

Ingredientes

2 cebolas cortadas em rodelas 

2 tomates médios cortados em rodelas

 5 bananas 

 3 dentes de alho, amassados

1 pitada de colorau

1 maço de coentro fresco,  bem picadinho

1 maço de cebolinha verde, picadinha

Azeite e sal

Prepare assim: refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o colorau e as bananas cortadas em rodelinhas (2 dedos de largura ).Junte um pouco de água, apenas o suficiente para cozinhar a banana e fazer um caldinho. Tempere com sal. Finalize com o coentro e a cebolinha. Sirva com arroz e pimenta.

 

Tags: , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes