Lombo ao molho de mel e maçã | Blog da Anette

Lombo ao molho de mel e maçã

lombo 3 010

Pular sete ondas, comer 12 uvas, guardar sementes de romã, subir escadas, varrer a casa, espalhar sal grosso nos cantinhos. Ufa, uma trabalheira sem fim!!!. E tudo isso de roupa branca e lingerie nova, da cor do orixá que regerá o ano-novo.  Tudo isto para atrair boa sorte, felicidade e fartura. E ainda tem a ceia de Reveillon.  Na dúvida, recheie a mesa de receitas deliciosas com ingredientes tidos como místicos. Dizem que não é uma boa opção comer bichos que ciscam para trás, como as aves, no réveillon. Opa, caranguejo também não pode.  Já porcos e peixes são bem-vindos, porque se movem para frente. Os judeus acreditam que mel garante um ano doce e o consomem com maçã, símbolo do início do mundo. Desde a Antiguidade, a lentilha simboliza a prosperidade. Pensando assim, resolvi fazer “um junto e misturado” para a ceia de hoje. Lombo de porco assado com mel e suco de maçã. O lombo Temperado Congelado Sadia, uma opção perfeita para as ocasiões mais especiais. A sua carne magra e macia, já vem suavemente temperada, pronta para fazer sucesso em qualquer receita, com os mais diversos molhos, acompanhamento e recheios.Para acompanhar um  delicioso arroz de lentilha tradicional( aquela marronzinha ) e lentilha rosa, que garantiu um sabor delicado e colorido ao prato.

Feliz Ano Novo desejo um 2014 de muitas realizações e alegrias

 Lombo ao molho de mel e e maçã

120 ml de suco de maçã 

1/4 de xícara de molho de soja (shoyu)

1 colher de sopa de de azeite

1 cebola roxa fatiada

1 folha de louro

3 dentes  de alho amassado

1 lombo temperado Sadia

Prepare assim: Acomode o lombo já descongelado em um tabuleiro forrado com papel alumínio. Numa tigela misture o suco de maçã, o molhe de soja, o azeite, a cebola, o louro e o alho. Despeje a marinada no lombo, feche o papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200º por 1 hora. Retire o papel alumínio e deixe dourar por 20 minutos. Durante este tempo, regue com o caldo. Retire o lombo do tabuleiro, coloque em uma travessa e guarneça com o arroz de lentilhas. Coloque o molho em um panela pequena e deixe ferver em fogo baixo para apurar. Acrescente o mel de flor de laranjeira, misture, coloque em uma molheira e sirva.

 Arroz de lentilhas

1 xícara de lentilha

1 xícara de lentilha rosa

1 xícara de arroz

1 cebola ralada

3 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Prepare assim: refogue a cebola no azeite. Adicione a lentilha e o arroz , mexa, acrescente água até que fique uns 3 dedos acima do nível do arroz e da lentilha. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar al dente. Desligue o fogo e reserve. Cozinhe a lentilha rosa em água e sal, em fogo alto. A lentilha rosa é muito delicada, se ficar muito tempo em contato com o calor, prede a cor. Cozinhe com pouca água. Quando estiver al dente, escorra e misture ao arroz com lentilhas. Regue com azeite, polvilhe com cebolinha verde, arrume na travessa do lombo e sirva.

Ajudinhas:

Revista Casa e Jardim

Catherine Ferreira Chef Consultora Sadia/Perdigão

Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta