Hamburguer gourmet | Blog da Anette

Hamburguer gourmet

DSCN5335

O lanche mais popular ao redor de todo mundo, ganhou diversas versões de sua receita, algumas até chamadas de “gourmet”. O hamburguer é simples e versátil. Os ingredientes principais são carne e pão e pode receber diversos acompanhamentos, como queijos, saladas, molhos, além de diferentes tipos de carne.

Supermercados e padarias disponibilizam diversos tipos de carne para hamburger, previamente preparados e congelados. Se por lado a praticidade impera, é importante destacar que esses produtos, quase sempre, não tem sabor expressivo e a textura fica longe do conceito de suculento.

A boa notícia é que dá para preparar o bolinho de carne em casa e é uma ótima pedida para encontros com amigos, especialmente nos dias de jogos do Brasil. Além de ser saboroso e agradar a todos, o hambúrguer caseiro ainda não é tão popular e pode surpreender os convidados.

Escolha uma carne fresca. Fraldinha, maminha, alcatra e picanha são excelentes opções. É importante estar atento ainda à proporção de gordura, que deve ser de aproximadamente 15% do total de carne. Além de ajudar a moldar, a gordura é saborosa e deixa o hambúrguer mais suculento. Depois de escolher o corte, peça para moer na hora. nem pense em comprar carne moída que esta na gôndola. A carne pode estar misturada e comprometer o sabor e a aparência do hambúrguer.

Parar temperar, os chefs costumam usar apenas sal e pimenta, para que o sabor da carne prevaleça. Quem quiser incrementar a receita pode adicionar cebola, salsinha, alho e diferentes tipos de pimenta. A dica para a hora de temperar é adicionar o sal apenas na hora que o hambúrguer for para o fogo, para que ele não desidrate a carne. Existe, também, a boa e velha receita com creme de cebola que fica saborosa, mas pode ficar muito salgada e ressecar a carne.

Depois de modelar os bolinhos, redondos e levemente achatados, é hora de ir para a panela, ou melhor: hora de ira para a frigideira. Escolha uma com fundo grosso, que deve estar sempre o mais quente possível, para que ela não perca tanto calor quando receber a carne. Um fio de óleo pode ajudar a segurar o calor. O tempo que a carne vai passar na frigideira varia de acordo com o gosto de cada um. Quem gosta de carne mal passada deve deixar o disco no fogo por cerca de dez minutos (cinco para cada lado do hambúrguer). Para a carne ao ponto, sete minutos de cada lado é o tempo ideal. É importante lembrar que quanto mais tempo a carne passar no fogo, mais cozida ela fica, mas também resseca mais.

O acompanhamento é sempre o ponto alto: saladas variadas, mix de pimentas, cebola carameladas e queijos. A opção com gorgonzola é um luxo. É só derreter o queijo na frigideira e colocar sobre a carne.

Para deixar o sanduíche ainda mais atraente decore com palitos coloridos. Coma sem moderação e cuidado para não engolir o palito. Combinado?

Confira a receita e se inspire:

180 g de fraldinha moída
1 colher de sopa de cebola ralada
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de gorgonzola derretido ( coloquei muito mais )
1 pão de hambúrguer ( usei pão de batata )

Prepare assim: Ponha a carne moída em uma tigela. Adicione o sal, a pimenta do reino e a cebola ralada. Misture tudo com as mãos, até todos os temperos se incorporarem à carne. Molde a carne em formato de bola e achate com as mãos. Em uma frigideira aquecida acrescente um fio de azeite. Frite o hambúrguer até ficar bem dourado de um lado. Vire o hambúrguer e frite o outro lado. Corte o pão ao meio, coloque o hamburguer e por cima espalhe o gorgonzola derretido.

Ajudinha:

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/veja-dicas-e-receitas-para-fazer-hamburguer-gourmet-em-casa/

Tags: , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta