Gnocchi di patate con pesto | Blog da Anette

Gnocchi di patate con pesto

gnocchi  com pesto 018

Dia 29, e ainda por cima – uma sexta-feira. Não dá outra! Tem gnocchi na minha casa. Mais do que uma tradição é uma divertida maneira de reunir amigos, sobrinhos, cunhada e irmão para comer o gnocchi preparado por   D. Mariazinha, minha mãe.

No caderno de receitas com a caligrafia da minha mãe mocinha esta escrito nhoque – uma tradução onomatopaica da delícia italiana que ganhou apaixonados no mundo todo.  Há muito tempo ela não consulta o caderno. A receita flui com a segurança de quem já repetiu tantas e tantas vezes, que uma folha de caderno não pode conter a quantidade exata de batatas cozidas, o ovo na temperatura ambiente,  a poeira leve da farinha de trigo , dando o ponto certo de  enrolar a massa e cortar os “ travesseirinhos “ como ela prefere chamar. O gnocchi vai da bancada para água fervente. Mergulham fundo e quando retornam à borda da panela estão cozidos, prontos para outro mergulho – agora no molho de tomates.

Para variar um pouco decidimos fazer um molho pesto. Manjericão fresco,  colhido no jardim, alho amassado, azeite e pinole.

- João Adriano, você comprou os pinoli? Só mamãe chama João de João Adriano.

- Claro, que não. Um pacote minúsculo e um preço gigante. Não vai fazer diferença, faz só com manjericão.

Faz diferença sim, João,mas o que não tem remédio, remediado esta. Substituímos os  pinoli por castanha do Pará. E não é que deu certo!

Doce momentos em família que sempre acabam em muita conversa e muita louça para lavar.

Confira a receita do gnocchi da mammys

 Coloque água para ferver em uma panela, junte um pouco de sal 1 kg de batatas com casca cortadas ao meio.. Deixe cozinhar até ficar macia, mas não muito. Escorra, retire a casca com a casca ainda quente. Passe no espremedor, junte um ovo e uma colher de sopa de manteiga. Mas pode ser menos dependendo da umidade da batata. O trigo é polvilhado aos pouco para dar liga à massa. Se colocar muito o gnocchi fica pesado e duro. Mais um panelão de água fervendo. Coloque os gnochhi para cozinhar. Eles boiam quando estão cozidos. Retire com uma escumadeira e coloque no refratário com molho de tomates. O gnocchi deve ser servido imediatamente com parmesão ralado na hora. É difícil resistir. Adeus dieta!!!

Tags: , , , , ,

1 Comentário to “Gnocchi di patate con pesto”

  1. Hello there, I found your website through Google while hunting for a relevant topic , your internet site arrived up, it seems to be great. Ia??ve bookmarked it in my google bookmarks

Deixe uma resposta