Gnocchi da fortuna | Blog da Anette

Gnocchi da fortuna

29 de dezembro 2 006

Neste dia 29 decidi fazer gnocchi de inhame colhido no meu jardim. Faz tempo que eu sonho com uma horta doméstica, faz tempo que planto aleatoriamente sementes variadas e espero por seus brotinhos, duas folhinhas verdes acenando:

 - Olá, Anette!!

 A experiência de plantar a própria comida me fascina. Claro que não vou deixar de ir ao supermercado ou à feira, mas fico extremamente feliz quando posso colher folhas de couve fresquinha, muitas vezes furadas pelo apetite dos canarinhos da terra, temperinhos sem agrotóxico, tomatinhos minúsculos e azedos como limão, perfeitos para a moqueca.

 A minha “ personal “ colheita de inhame foi gratificante. Uma folhagem linda transforma a energia solar tubérculos de polpa branca. Ao cozinhar ficam cinza clarinho. Cuidado redobrado na hora de descascar, o inhame solta um substância que pinica que nem urtiga. A mão pega fogo!!
inhame 006
 Com a peneira cheia de inhames, segui o conselho do meu tio Murillo.
inhame 2 010

-  “  Batata doce e inhame devem ficar guardados por uma ou duas semanas antes de ir para panela. “

 Assim, eles perdem água, a polpa fica mais seca e saborosa. Pelo sim, pelo não, deixei os inhames descansarem na despensa, antes de virarem o último gnocchi da fortuna do ano.

 Espero que, em 2014,  eu possa cozinhar com  produtos “ made in meu jardim” e que você também se encante por uma horta doméstica.

 Vamos ao gnocchi !!!!

Ingredientes

 500 g de inhame cozido

100 g de trigo

Sal com moderação

3 colheres sopa de leite de coco

2 colheres de sopa  de manteiga

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado bem fininho

 Prepare assim: Descasque o inhame e cozinhe em água e sal. Escorra bem a água e passe no espremedor de batatas. Deixe esfriar bem, misture o leite de coco, manteiga, queijo ralado e o trigo ( aos poucos ). Tempere com sal e amasse até soltar das mãos . Faça rolinhos,  corte em pedaços pequenos ( 2 cm ), cozinhe em água fervente com pouco sal. Depois de cozido coloque na travessa e acrescente carne picadinha refogada com temperinhos, tomate e cebola. Antes de fazer seu prato, não esqueça de colocar o dinheiro embaixo dele. Buona fortuna – oggi e sempre!!!

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta