Gâteau au chocolat et Nutella | Blog da Anette

Gâteau au chocolat et Nutella

DSCN5738

Todo mundo ama Nutella. O creme de avelãs com chocolate é absolutamente maravilhoso para espalhar sobre uma fatia de pão, acompanhar frutas e para comer puro. Dá vontade de limpar o pote com dedo para não perder nenhum pouquinho.

A delícia nasceu na Itália. Tinha que ser, não é? Mas, justiça seja feita. Napoleão e Hitler (ui!) sãos verdadeiros responsáveis por viciar o mundo em Nutella. . Em 1806, Napoleão tentou barrar o comércio britânico como uma maneira de vencer a guerra. O resultado disso foi que o bloqueio continental fez com que o preço do chocolate aumentasse absurdamente. Dessa maneira, os confeiteiros italianos da região de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para que ele rendesse o máximo possível. Essa mistura ganhou o nome de “gianduia”. e um século depois, o chocolate voltou a ser um produto muito caro e escasso na Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Então, um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero recorreu mais uma vez às avelãs para, em 1946, criar a “Pasta Gianduja” que seria rebatizada de “Nutella” em 1964.

A gianduia – que foi a pasta que deu origem à Nutella – tem seu nome inspirado em um personagem da Commedia Dell’Arte, um movimento teatral tipicamente italiano. Segundo a tradição, Gianduja era um personagem piemontês sempre sorridente, que andava pela cidade carregando uma “duja”, que no dialeto piemontês significa “pote”. A principal função da duja era armazenar vinho, mas existem aqueles que acreditam que o pote também tenha sido utilizado para guardar o creme de avelã. A ilustração do personagem Gianduja chegou a aparecer nos primeiros anúncios de Nutella.

Quem ama Nutella, também ama chocolate. Preparar um bolo de chocolate e rechear com o creme de avelãs é uma tarefa extremamente prazerosa e engordativa. Mas, o que seria das nossas pobres vidinhas sem um pecadinho aqui e outro ali?

Bolo de chocolate com Nutella

Ingredientes

3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara leite morno
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cacau em pó ( nada de substituir por achocolatado )
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopade fermento em pó
1 pote Nutella
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de chocolate 70% de cacau em pedacinhos

Prepare assim: Bata as claras em neve. Reserve. Bata o açúcar, a manteiga, e as gemas até obter um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo, o cacau em pó, o fermento e o leite. Bata por mais 5 minutos. Acrescente as claras e misture delicadamente. Coloque a massa em uma forma redonda untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno preaquecido a 180º por 35 minutos. Deixe esfriar, desenforme e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro mole. Corte o bolo em 3 partes, recheie com Nutella e cubra com brigadeiro de colher. Decore com pastilhas de chocolate ao leite com dragês coloridos da Chocolates Brasil. Uma fofurinha.

Ajudinha

Travessinha com receita de bolo de chocolate do baú de maravilhas da D. Mariazinha

Tags: , , , , , ,

5 Comentários to “Gâteau au chocolat et Nutella”

  1. Nutella vai bem até em sapato com xulé! É coisa do capeta…

  2. a receita fala “bata as claras em neve e reserve” e depois não foi utilizada na receita?
    O bolo não de chocolate? porque não tem chocolate na mistura do bolo?

    • João Luiz, acho que ” comi ” as claras e o chocolate. Já corrigi a receita no blog. As claras são adicionadas por último e misturadas delicadamente para não perderem o volume. Eu prefiro usar o cacau em pó que é mais concentrado e com teor reduzido de açúcar. Você pode usar o chocolate em pó, sim. Obrigada.

  3. Fiquei com uma dúvida. Você diz bata as claras em neve e reserve. Depois bata açúcar, manteiga e gemas até formar um creme fofo. Eu faço isso sem incluir as claras né? Em que parte que elas vão?

Deixe uma resposta