Fusilli com gremolata | Blog da Anette

Fusilli com gremolata

blog fusili bernardo 045

A gremolata, tradicional, veramente italiana é uma mistura de alho picado, salsinha picada  e raspa de limão siciliano. Sua função original é dar um sabor mais fresco ao ossobucco que, por natureza, é um prato poderoso, engordurado – delicioso. Como a gente  adora inventar, a gremolata ganhou um pouco de parmesão e foi direto para o prato de fusilli com tomatinho cereja.

Ela fica meio sequinha, meio farofinha e precisa ser consumida fresca. Mas, se você quiser aproveitar mais ainda a gremolata, inclua azeite na receita e pronto: ela virou uma pastinha para massas, sopas e pães. Quanto ao fusilli, acho que dispensa apresentações?

Anote os ingredientes

1 limão siciliano

1 maço de salsinha

1 dente de alho amassado

½ xícara de parmesão ralado

1 pitada de sal

300g de fusilli cozido

Tomatinhos cereja

Prepare assim

Lave a salsinha, seque com papel absorvente, transfira para uma tábua e pique bem fininho.  Coloque em um guardanapo, esprema e retire o excesso de sumo. Reserve. Rale a casca do limão, sem deixar chegar na parte branca (é ela que dá o sabor amargo).  Numa tigela, junte as raspas de limão, a salsinha, o alho amassado, o parmesão e misture bem. Se preferir, pode temperar com sal. Agora cozinhe a massa, transfira  para um travessa aquecida, regue com azeite e polvilhe a gremolata. Opa, ia esquecendo dos tomatinhos!!!  Mas, ainda dá tempo. Corte os tomatinhos ao meio e arrume decorativamente sobre a massa. Sirva quente e não esqueça de levar um potinho com o restante da gremolata para a mesa. Simples assim !!!!

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta