Financier | Blog da Anette

Financier

financier 007

Já ouviu anjos cantando? Não !!!! Acredite, já passou da hora de viver essa experiência. Descarte vida religiosa, monástica ou mesmo qualquer possibilidade de alucinação. Basta morder um financier que os anjos manifestam-se  imediatamente, rendidos pelo sabor e pela textura do petit four  mais chique do planeta.

O nome é sugestivo. Dizem que os financiers – que traduzido para o português significa financeiro – foram assim batizados por terem surgido no entorno da Paris Bourse du Commerce, antiga bolsa de valores da capital da França, lá no início do século XVIII. Para agradar os executivos da área, uma pâtisserie adaptou uma receita da Idade Média de forma que eles não sujassem as mãos ao comê-los. Os petits-fours eram assados em pequenas forminhas baixas e retangulares, lembrando barrinhas de ouro. Se a história é verídica, ninguém sabe ao certo, mas todos concordam que a receita é um dos maiores tesouro franceses.

 

Tradicionalmente o financier, que é um bolinho de consistência fofa e úmida, é preparado com farinha de amêndoas. Para deixar a massa ainda mais leve, são usadas apenas as claras do ovo, descartando as gemas. No Brasil a gostosura também é preparada com farinha de castanha-de-caju e do Pará.

 

Sirva com um café bem quentinho e deixe o seu dia muito mais doce. Hoje, por causa do friozinho no final da tarde, optei pelo chá. Uma excelente pedida.

 

Financier

Ingredientes

1 xícara de farinha de amêndoas

1 xícara de açúcar

1/3 xícara de farinha de trigo

½ xícara  + 2 colheres de sopa de manteiga derretida

4 claras

Prepare assim

Numa tigela coloque a farinha de amêndoas,o açúcar e a de farinha de trigo e misture. Adicione a manteiga derretida e misture. Junte 4 claras e misture rapidamente até formar uma mistura homogênea. Leve para a geladeira por 40 minutos. Coloque proções de massa em forminhas individuais de empadinhas (3 cm de diâmetro X 2 cm de altura), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Não preencha  a forminha até a borda (pois ela vai crescer). Arrume em um tabuleiro, Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e desenforme. Deixe esfriar.

  

Ajudinhas

http://vejabh.abril.com.br

Financier – Confeitaria Kurt – Leblon/RJ

Cachinho de extremosa – do meu jardim, claro !!!!!

Xicrinha de porcelana casca de ovo – linda de morrer – presente da tia Dudú, guardada com o maior carinho na cristaleira de D. Mariazinha. Priminhas, podem morrer de inveja. Beijinho no ombro para vocês.

Tags: , , , , , , , ,

2 Comentários to “Financier”

  1. A pergunta que não quer calar é: como esses pedacinhos de céu foram do Leblon, RJ, praí se a ultima ilustre visita da blogueira à terrinha foi em dezembro!? Explique-se madame…

Deixe uma resposta