Doce de leite talhado | Blog da Anette

Doce de leite talhado

doce de leite 014

Adivinha qual é o doce que faz brilhar os meus olhinhos quase verdes?

Doce de leite talhado. Isso mesmo. Tem que azedar o leite pra depois fazer o doce, que fica empelotado e com uma caldinha grossa que gruda os lábios.

Quando eu era criança, o leite vinha da fazenda, lá em Aracruz. Um tambor bem grande cheio de leite gordo, puro, com nata e sabor. Um leite que não existe na prateleira refrigerada do supermercado e que não cabe numa caixinha tetrapack.  Leite de vaca, que precisava ser fervido para ser consumido.

Aproveitava um descuido da D. Mariazinha e pingava gotas de limão no leite. Bastavam algumas horas e o leite talhado virava doce.

- Não sei o que aconteceu com o leite. Estragou de novo!! Reclamava mamãe.

- O jeito é fazer um doce. Eu gritava lá do meu quarto, sem coragem de enfrentar o olhar de mamãe.

- Anette, você tem alguma coisa a ver com isso?

- Claro, que não! Mentia descaradamente.

- Anette!!!

- Já falei que não.

- Não é mais fácil pedir? Eu sei que você gosta do doce, mas não é certo estragar de propósito. Não é assim que se faz.

Mamãe rezava uma ladainha no meu ouvido e eu prometia que não ia fazer mais. Pedia desculpas. Dava um beijo na bochecha e voltava para o quarto. Triunfante.

- Espero que seja a última vez. Mamãe retrucava enquanto se dirigia para a cozinha para fazer o meu doce favorito.

Colocava o leite talhado na panela (mais ou menos uns dois litros ) e deixava ferver. Juntava o açúcar aos poucos para a calda ficar no ponto certo, sem ficar muito doce ou muito rala. No final acrescentava umas casquinhas de limão raladas. O processo era demorado. Umas duas horas de fogo bem baixinho.

Logo que ficava pronto eu colocava umas colheradas no prato e enfiava no congelador para esfriar rápido. Perdi a conta de quantas vezes queimei a ponta da língua experimentando o doce.
Comia bem devagar, com uma colher pequena.

Com o passar do tempo, abandonei a estratégia para talhar o leite. Não sei o doce tem o mesmo sabor!!!

Tags: , , ,

2 Comentários to “Doce de leite talhado”

  1. Cade a receita?????? :/

    • Priscila, eu expliquei no texto que a receita é da minha mãe e que não tenho uma receita precisa. São 2 litros de leite talhado e açúcar a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo até formar uma calda grossinha. Na final, junte raspinhas de limão. um abração carinhoso

Deixe uma resposta