Doce de cidra | Blog da Anette

Doce de cidra

DSCN5743

Nada como voltar às origens e apostar todas as fichas nas sobremesas de frutas naturais, sem conservantes presentes em todos os alimentos industrializados. Os doces de frutas costumam ser muito adoçados, mas, em compesação não tem gordura. Oba! Ponto a favor da nossa cinturinha, livre de gordura abdominal e pneuzinhos.

Entre as diversas possibilidades, o doce de cidra se destaca pela polpa fibrosa e muito, muito azeda. Dá um trabalhão tirar todo o amargo da fruta. Nem sempre a tarefa é bem sucedida e fica um gostinho residual, que trava o paladar. Na verdade, eu até gosto do amarguinho, quando dá para disfarçar com um queijo cremoso. Uma boa dica é fazer o doce cristalizado, com uma casquinha crocante de açúcar e molinho por dentro.

Quem ficou esperando uma estorinha com o meu pai não vai ficar na saudade. Meu pai plantou um pé de cidra no jardim lá de casa. As pessoas paravam no portão para perguntar que fruta era aquela. A cidra é enorme, algumas chegam a pesar 3kg. Pena que , naquele tempo, não se fazia selfies. Seria o maior sucesso nas redes sociais. Depois de duas colheitas de cidra gigantescas e muita confusão no portão , seu Múcio radicalizou, cortou o pé de cidra, que virou lenha para o fogão. De quebra ainda, lançou algumas pragas para os zolhudos de plantão.

- Ô povo curioso, fica no portão pedindo fruta e não é capaz de plantar um pé de boldo para curar ressaca!!! Ora, bolas!!! – o “bolas” é por minha conta, na verdade, ele soltava um sonoro e impublicável palavrão, em italiano.
cidra 004

Anote os ingredientes

1 laranja cidra
3 xícaras de açúcar granulado (tipo cristal)
800 g de açúcar

Prepare assim: Lave a cidra com água corrente. . Corte-as ao meio. Use uma colher para soltar a pele da polpa. Descarte a polpa e corte a casca em cubos de 1/2 polegada. Escalde as cascas, colocando-as em uma caçarola cheia de água. Deixe a água ferver por 30 minutos em fogo médio ou até que as cascas fiquem translúcidas e macias. Desligue o fogo e escorra. Adicione o açúcar e 1/2 litro de água na panela. Misture bem o açúcar com a água e as cascas de cidra. Coloque em fogo médio e deixe cozinhar por meia hora ou até que a calda de açúcar engrosse e seja reduzida a menos da metade de seu volume. Com uma espátula, mexa delicadamente a mistura de vez em quando para evitar que as cascas grudem no fundo da panela. Desligue o fogo e deixe as cascas esfriarem na calda por uma hora. Use uma colher para colocar todas as cascas cristalizadas para secar em um tabuleiro coberto com papel manteiga. Deixe secar durante 12 horas.

Tags: , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta